Turismo Madeira

'Iona', o maior navio a escalar o Porto do Funchal, traz 3.826 passageiros

Fotos DR/P&O Cruises
Fotos DR/P&O Cruises

O maior navio que alguma vez atracou no Porto do Funchal, o novíssimo 'Iona', chega na quarta-feira pelas 7 horas, ocupando seguramente uma boa parte da Pontinha, muito provavelmente no Cais 2, que tem 425 metros de comprimento, tendo o navio 344 metros. A bordo viajam desde Southampton 3.826 passageiros, maioritariamente (+90%) cidadãos britânicos, servidos por 1.608 tripulantes, alguns dos quais portugueses.

O 'Iona' é, de facto, um navio distinto, como refere a P&O Cruises, que demorou mais de um ano desde o seu baptismo até começar a navegar, tudo por culpa da pandemia. "'Iona' foi projectado para convidar o exterior a entrar", salienta. "Olhando para fora do impressionante SkyDome, Grand Atrium de vidro de três níveis ou as novas cabines Conservatory Mini-suite, você nunca está longe de ter uma vista espectacular do horizonte em constante mudança", incentiva.

Lançado ao mar a 18 de Fevereiro de 2020, dias depois dos primeiros casos de covi-19 a bordo de um navio de cruzeiro ('Diamond Princess', no Japão), que viria a marcar indelevelmente a indústria ao longo de mais de um ano praticamente paralisada, a retoma trouxe esta novidade que já entrara no top-10 dos maiores navios de cruzeiro do mundo. O 'Iona' ocupa o 7.º lugar, segundo este portal especializado.

A viagem  inaugural do 'Iona' ocorreu há pouco mais de dois meses, tendo zarpado de Southampton rumo a Iona, a pequena ilha escocesa de 2,41 km de largura e 4,83 km de comprimento, e média de 170 habitantes, que lhe 'emprestou' o nome.

Pode ver aqui tudo o que de luxuoso e extra tem este navio para oferecer. O 'Iona' deverá ser recebido em festa no Porto do Funchal que, tradicionalmente, realiza um comité de boas-vindas com canhões de água dos rebocadores à entrada da baía e uma recepção no cais. Apesar de chegar cedo, o navio deverá atrair também muitos curiosos ao longo do dia.

Apesar da companhia P&O Cruises - uma das que compõem a maior corporação da indústria dos cruzeiros, a Carnival - referir menor capacidade do que a generalidade dos sites da especialidade lhe dão (mais de 6.200), a verdade é que cingindo-nos à versão oficial, são 5.200 passageiros a sua capacidade, significando que chega à Madeira com 73,5% da ocupação e 89% dos tripulantes (1.800 no máximo) de serviço.

Este é o maior navio da frota da P&O Cruises, com 180 mil tonelagens de arqueação bruta. Mas, se tudo correr como previsto (pré-pandemia) o 'Iona' terá um irmão-gémeo, o 'Arvia', já em 2022. A construção está a cargo da Meyer Werft e a viagem inaugural deverá ocorrer em Dezembro.

Funchal deverá ser, aliás, o primeiro porto de escala deste gigante. Segundo informação da P&O Cruises, muito provavelmente deveremos contar com a escala inaugural do 'Arvia' na Madeira a 13 de Dezembro nesta que será a sua viagem inaugural vindo de Southampton rumo a Tenerife, repetindo a escala a 27, para logo depois, já em 2023, rumar para as Caraíbas.

"Os navios irmãos operam de forma ecológica com gás natural liquefeito, actualmente a tecnologia mais limpa em propulsão de navios", frisa os estaleiros. "Isso significa que nem dióxido de enxofre nem partículas de fuligem são libertadas, o que garante muito menor poluição no mar e nos portos", garante.

Para já pelas 16h30 rumo a Tenerife, numa das rotas mais típicas da companhia e que irá repetir ao longo dos próximos meses. Virá uma vez mais ainda este ano nos dias 17 de Novembro e 22 de Dezembro, e para 2022 prevê escalas nos dias 19 de Janeiro, 23 de Fevereiro e 23 de Março.