Turismo Madeira

O maior navio português de sempre traz 275 passageiros

Foto Shutterstock
Foto Shutterstock

O navio de cruzeiros 'Vasco da Gama', o mais recente a ser registado no MAR, chega ao Porto do Funchal amanhã desde a ilha do Pico, nos Açores, na sua primeira escala na Madeira com 275 passageiros que têm assim o privilégio de ficar neste registo histórico.

A bordo chegam também 443 tripulantes, neste que é o maior navio de cruzeiro com bandeira portuguesa, adquirido há precisamente um ano, em leilão, pela Mystic Cruises que é detida pelo empresário português Mário Ferreira. Antes chamara-se 'Statendam' (1992-2015) e 'Pacific Eden' (2015-2019).

Sem surpresa, dado o simbolismo do nome do navegador português Vasco da Gama, que desbravou o caminho marítimo para a Índia há mais de 520 anos, o navio manteve o nome anterior dado pela falida CMV (Cruise & Maritime Voyages), mas passou antes por uma requalificação nos estaleiros navais em Viana do Castelo.

O registo, tal como os novos navios-expedicionários da companhia portuguesa ('World Navigator', 'World Explorer' e 'World Voyager'), foi mudado de 'Nassau' (Honduras) para 'Madeira', terra aliás que não constou da rota dos navios da frota do descobridor português.

Com tonelagem de arqueação bruta de 55.451 toneladas, os seus 219 metros de comprimento e 30,8 metros de boca e 40 metros de altura, fazem do 'Vasco da Gama', que completa 30 anos de actividade em 2022, o maior navio da companhia e, ao mesmo tempo, o maior navio de cruzeiro efectivamente português.

O Registo Internacional de Navios da Madeira tem, actualmente, 12 navios de cruzeiro registados e o 'Vasco da Gama' com os seus 14 pisos (9 para usufruto dos passageiros), seis restaurantes, salas de espectáculos, cinema, casino, piscinas, campos de ténis, voleibol e basquetebol, ginásio, Spa e, claro, bares e esplanadas, tudo para receber até mil passageiros (antes a capacidade máxima era de 1.258 passageiros e 557 tripulantes). Ou seja, nesta viajem chega com 27,5% da capacidade de turistas e 79,5% dos tripulantes.

Nas suas 600 cabines vista-mar e varanda própria, o navio tem ainda 120 cabines superiores 'premium', 29 'deluxe suites' e o topo de gama, uma 'royal penthouse suíte' que pode custar mais de 6 mil euros por 11 dias na próxima viagem que o navio fizer, em Novembro, com passagem pela Madeira.

O navio chega pelas 9 horas de terça-feira e sai pelas 18 horas rumo a Marrocos.