Mundo

Joe Biden é o primeiro presidente dos EUA a comemorar o Dia dos Povos Indígenas

None

O presidente norte-americano, Joe Biden, emitiu sexta-feira a primeira proclamação presidencial do Dia dos Povos Indígenas, dando um impulso aos esforços para redirecionar o feriado federal que celebra Cristóvão Colombo para uma valorização dos povos indígenas.

O dia Dia dos Povos Indígenas será comemorado em 11 de outubro, juntamente com o Dia de Colombo, que é instituído pelo Congresso norte-americano.

Nesta proclamação, Joe Biden escreveu que "por gerações, as políticas federais procuraram sistematicamente assimilar e deslocar os povos nativos e erradicar as culturas nativas".

"Hoje, reconhecemos a resiliência e a força dos povos indígenas, bem como o imensurável impacto positivo que causaram em todos os aspetos da sociedade americana", salientou.

Numa outra proclamação no Dia de Colombo, Biden elogiou o papel dos ítalo-americanos na sociedade dos Estados Unidos, mas também fez referência à violência e danos que Colombo e outros exploradores da época causaram nas Américas.

"Hoje, também reconhecemos a dolorosa história de erros e atrocidades que muitos exploradores europeus infligiram às nações tribais e às comunidades indígenas", escreveu ainda o presidente.

Para Joe Biden "é uma medida de nossa grandeza como nação que não procuremos enterrar esses episódios vergonhosos do nosso passado - que os enfrentemos honestamente, que o revelemos e façamos tudo o que podemos para os enfrentar".

Esta posição do presidente Biden reflete uma paragem na defesa inflamada de Donald Trump dos "heróis intrépidos" como Colombo, feita na proclamação do feriado em 2020.

"Infelizmente, nos últimos anos, ativistas radicais têm procurado minar o legado de Cristóvão Colombo", disse então Donald Trump.

De acordo ainda com Biden, "esses extremistas procuram substituir a discussão sobre as diversas contribuições por conversas acerca dos fracassos, descobertas de atrocidades e conquistas através de transgressões".