Madeira

Novo livro sobre a paróquia de Nossa Senhora do Monte aborda património móvel e integrado

None

Ao início desta tarde foi apresentado o novo livro 'Paróquia de Nossa Senhora do Monte, património móvel e integrado' pelo bispo do Funchal, D. Nuno Brás e pelo o vice-reitor do Colégio Pontifício Português de Roma, o padre Estêvão.

No início da apresentação, que decorreu na igreja paroquial do Monte, o pároco do Monte, Victor Sousa, disse que partilha com todos a "alegria" deste dia com o concretizar de mais este passo do projecto da valorização dos bens culturais da paróquia de Nossa Senhora do Monte. "A igreja católica tem vindo a dar cada vez mais atenção ao cuidar do seu património", disse.

Já o bispo do Funchal, D. Nuno Brás, referiu que é importante sublinhar esta centralidade do património: "Porque como diz o nosso Papa Francisco, nós não estamos simplesmente numa época de mudança, mas estamos numa mudança de época”.

"E estas mudanças tão rápidas de que nós assistimos e que trazem consigo esta mudança de época têm necessariamente o perigo de nós esquecermos de quem somos. E portanto, este cuidado com o património não é apenas uma espécie de passatempo de cuidar de coisas velhas, quase uma utopia, passadas e ultrapassadas, mas trata-se verdadeiramente de perceber quem somos”. Bispo do Funchal, D. Nuno Brás

Do livro consta uma inventariação exaustiva da paróquia do Monte, um trabalho desenvolvido pelo fotógrafo David Francisco e contou ainda com a colaboração de Francisco Corte, Vitor Ferreira, Daniel Sousa e Rui Abreu e sendo a obra uma edição conjunta do Secretariado diocesano da Educação Cristã e da Igreja Paroquial de Nossa Senhora do Monte.

No evento marcaram presença o presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel Rodrigues, a secretária regional da Inclusão Social e Cidadania, Rita Andrade, a presidente da Junta de Freguesia do Monte, Idalina Silva e entre outras entidades civis e religiosas.