Coronavírus País

Vacinação covid-19 deve ser feita exclusivamente por enfermeiros em unidades de saúde

None

A Ordem dos Enfermeiros reiterou hoje a necessidade de a vacinação contra a covid ser realizada por enfermeiros em unidades de saúde face à possibilidade de ocorrerem reações alérgicas como as registadas em dois casos no Reino Unido.

As autoridades de Saúde britânicas emitiram hoje um alerta para que pessoas com um histórico de alergias severas não tomem a vacina da Pfizer contra a covid-19, depois de dois profissionais terem sofrido uma reação anafilática após a toma de vacina.

Segundo a Ordem dos Enfermeiros (OE), esta situação, que é conhecida apenas um dia após o Reino Unido ter iniciado a administração a vacina a idosos e profissionais de saúde, vem reiterar a sua posição sobre a necessidade de esta nova vacina ser administrada apenas por enfermeiros.

Para a OE, qualquer profissional que não seja enfermeiro ou médico deve ser afastado do plano de vacinação contra a covid-19 ou de qualquer outra vacina.

"Trata-se de uma vacina nova que, tal como a OE tem vindo a alertar, é geradora de potenciais reações adversas. Os espaços físicos para a administração de vacinas não podem ser, por exemplo, farmácias", defende a Ordem dos Enfermeiros em comunicado, adiantando que as reações anafiláticas são uma consequência possível de qualquer vacina, e não apenas desta nova vacina em particular, pois qualquer pessoa pode sofrer de alergias não conhecidas.

A solução, defende a OE, é garantir as condições de segurança adequadas no processo de administração e monitorização, e esta é uma competência dos enfermeiros, que são os profissionais habilitados.

"Os enfermeiros estão preparados e reúnem as competências para contribuir para o sucesso do plano da vacinação contra a covid em todo o mundo, que começa na mensagem de segurança transmitida aos cidadãos: vacine-se em segurança, vacine-se com um enfermeiro numa unidade de saúde pública, privada ou do setor social", advoga a OE.

Duas pessoas que foram vacinadas na terça-feira com a vacina contra a covid-19 da Pfizer/BioNTech desenvolveram uma reação alérgica pelo que os reguladores britânicos recomendam que esta deve ser evitada em pessoas com histórico clínico de alergias graves.

A Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde (MHRA, na sigla em inglês) emitiu o alerta para todos aqueles que já tiveram reações alérgicas graves a medicamentos, alguns alimentos ou outra vacina no passado.

Os reguladores britânicos da saúde e medicamento pedem também que os centros onde as vacinas estão a ser administradas tenham instalações adequadas para atender aos afetados em caso de algum tipo de reação.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.557.814 mortos resultantes de mais de 68,2 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo O último balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 5.192 pessoas dos 332.073 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China

Fechar Menu