Máscaras e Autoridades

Tendo em conta a atual situação e necessidade e até a obrigação legal de utilizar mascara, fico desiludido por ver pessoas inconscientes, despreocupadas sendo mais médicos que os médicos ou mais cientistas do que os verdadeiros cientistas e não usam mascara porque entendem lá no seu miolo que a mascara até mata mais que a doença que se calhar nem existe para eles.

A verdade é que temos um Estado, temos Lei e atualmente é obrigatório o uso de mascara mas o que vemos é que não está a ser totalmente cumprida por todos e não falo das exceções permitidas.

Falo daqueles que até me dizem que passaram pela Polícia e nem lhes foi chamada a atenção, falo dos estabelecimentos que recebem a visita da ARAE e são alertados, apenas avisados sempre numa perspectiva pedagógica.

Ora acho que já é altura de as autoridades passarem a aplicar rigorosamente a Lei a aplicar as coimas e a alertar na Rua para todos residentes e turistas para que usem mascara caso contrário usa quem quer e quem cumpre é que é penalizado e não o prevaricador.

O nosso sistema judicial e modo de aplicar no terreno as leis, com exceção de alguns agentes de autoridade e magistrados judiciais que até são vistos como exagerados, é sempre perdulário ao ponto o cidadão cumpridor se sentir injustiçado.

É altura de as autoridades estarem atentas e passarem a alertar na rua os cidadãos incumpridores e mesmo passar a visitar todas as entidades, instituições públicas e privadas, estabelecimentos comerciais etc... para fazer sentir que existe fiscalização e censurar, no mínimo, o não uso da máscara.

É altura de mudar comportamentos e exigir rigorosamente o cumprimento das obrigações pensada para proteção da nossa sociedade que neste caso visam salvaguardar a nossa saúde.

Mário A. Costa

Fechar Menu