Mundo

Eleições na região espanhola da Catalunha marcadas para 14 de Fevereiro

None

A região espanhola da Catalunha, que tem um forte movimento independentista, tem eleições a 14 de fevereiro próximo, as quintas nos últimos 10 anos e as quartas consecutivas marcadas de forma antecipada.

A dissolução do parlamento regional e a convocação desta consulta foi publicada hoje no jornal oficial da comunidade autónoma.

O ato eleitoral vai-se realizar um ano antes do final da legislatura de quatro anos, devido à inabilitação, decretada pelo poder judicial em setembro passado, do último presidente regional, o independentista Quim Torra, condenado por se recusar a retirar uma faixa com conteúdo separatista da fachada da sede do governo regional durante a campanha para as eleições parlamentares nacionais de abril de 2019.

Torra assumiu a presidência da região nas eleições, também antecipadas, de dezembro de 2017, depois da tentativa falhada de autodeterminação da Catalunha em 01 de outubro do mesmo ano, que terminou com a fuga para a Bélgica do presidente anterior, Carles Puigdemont.

Estas eleições vão ser marcadas pela divisão entre os dois principais partidos independentistas que estão coligados no parlamento regional e apoiam o executivo da comunidade autónoma.

O Juntos pela Catalunha de Puigdemont, o partido independentista mais importante até agora, defende uma política de confronto permanente com o poder nacional.

Por seu lado, a Esquerda Republicana da Catalunha (ERC) optou desde a tentativa de autodeterminação pela moderação e pelo diálogo com Madrid.

Liderado por Oriol Junqueras, que foi condenado e está na prisão pelo seu papel na tentativa de autodeterminação de 2017, a ERC tornou-se mesmo um apoio essencial, no parlamento nacional, para o governo espanhol liderado pelo socialista Pedro Sánchez.

O apoio parlamentar da ERC foi fundamental para que Sánchez formasse o atual Governo minoritário entre o PSOE (Partido Socialista) e o Unidas Podemos (extrema-esquerda), assim como na aprovação do Orçamento para 2021.

A questão da independência divide profundamente esta região de 7,5 milhões de habitantes, até há pouco considerada a mais rica de Espanha.

Segundo as últimas sondagens, 49,9% dos catalães são contra a independência, enquanto 45,1% são a favor, prevendo ainda que os partidos separatistas vão continuar a assegurar a condução do executivo regional.

Fechar Menu