Coronavírus Madeira

PSP e SEF impedem desembarque de passageiros britânicos na Madeira

Dezenas de passageiros ingleses estão retidos a bordo do voo da British Airways no aeroporto da Madeira

None

Um avião da Tui Fly chegou vazio para efectuar viagem de repatriamento de cidadãos ingleses

Dezenas de passageiros provenientes do Reino Unido estão retidos a bordo da aeronave da British Airways que aterrou na manhã desta segunda-feira no aeroporto da Madeira, devido às restrições aplicadas por causa da nova estripe da Covid-19 naquele país britânico.

Em causa está o voo da British Airways, proveniente de Londres, Heathrow, que chegou às 11h25. De Gatwick chegou o aparelho da TuiFly, que aterrou às 11h35 para efectuar um voo de repatriamento de cidadão britânicos que estiveram de férias na Madeira.

No local está a decorrer uma operação conjunta entre a PSP e o SEF, tendo em vista garantir o cumprimento das normas sanitárias decretadas pelo Estado Português.

Os inspectores do SEF encontram-se a bordo do aparelho a informar a tripulação da determinação do Estado Português, perante a indignação dos passageiros ingleses que alegam não terem sido informados de tal decisão pelas respectivas agências e operadores turísticos.

Sabe-se que cerca de metade dos passageiros do avião da British são cidadãos nacionais que regressam à Madeira e que, em virtude disso, terão 'luz verde' das autoridades para poderem desembarcar.

A confusão está instalada também na zona das Partidas do Aeroporto da Madeira onde outras dezenas de passageiros aguardam o desenlace das operações, tendo em vista o embarque nos dois voos onde está a decorrer a acção do SEF.

Para o local foi mobilizado um contingente da PSP para manter a ordem entre os turistas ingleses que pretendem regressar a casa após uma estadia de férias na Madeira.

O DIÁRIO sabe que interpretações decorrentes do despacho do Ministério da Administração Interna motivarão uma emenda a anunciar ainda hoje.

A restrição, com efeito a partir das 00h00 de segunda-feira, foi decretada na sequência da evolução epidemiológica no Reino Unido, onde foi identificada uma variante mais contagiosa do novo coronavírus que provoca a doença covid-19.

Os países da União Europeia (UE) vão reunir-se hoje, ao mais alto nível político, para coordenar respostas à nova variante do SARS-CoV-2 descoberta no Reino Unido, numa reunião de emergência convocada pela presidência alemã do Conselho.

Restrições ao Reino Unido cancelam "cerca de 40% das reservas" em hotéis da Madeira

Espera pela vacinação contra a covid-19 também tem levado a cancelar reservas na Região

Andreia Dias Ferro , 21 Dezembro 2020 - 11:07

Nas últimas 24 horas, o Reino Unido registou 35 mil novas infeções, quase o dobro de há uma semana, enquanto que o número de mortos subiu em 236, para um total de 67.401 desde o início da pandemia covid-19.

Fechar Menu