Coronavírus Madeira

Noite de Natal sem romagens, autos ou beijo ao Menino

Missas do parto serão celebradas mas sem festejos à saída; presépios paroquiais terão circuitos de visita

None
Foro Aspress

A Diocese de Funchal acaba de anunciar como decorrerão as celebrações de Natal em tempo de pandemia. Não haverá as tradicionais romagens, autos ou beijo ao Menino

"Este ano vamos ter de viver o Natal num contexto singular: a covid-19 impõe-nos que celebremos a festa de um modo menos exuberante".

Num comunicado remetido às redacções a Diocese estabelece as seguintes medidas em relação às celebrações de Natal:

Missas do Parto

"As Missas do Parto serão celebradas", mas com respeito pelas "distâncias de segurança sanitária" e sem "ajuntamentos" à saída, pelo que "as paróquias não irão promover os festejos que se seguem habitualmente àquelas celebrações".

Noite de Natal

"Na Noite de Natal, não se façam romagens, autos ou a 'pensação do Menino'", determina a diocese.

Proibido também fica o "habitual beijo da imagem do Menino no final da Missa", que "será substituído pelo gesto do sacerdote que ergue a imagem do Salvador, enquanto toda a comunidade, sem sair do lugar, canta um cântico e se inclina em reverência", 

"Em casa, a família é convidada a reunir-se à volta do Presépio enquanto um dos seus membros faz uma oração", acrescenta a mesma nota.

Presépios paroquiais

Quanto aos presépios paroquiais, a diocese apela que "seja previsto um circuito para as eventuais visitas, sempre no respeito das distâncias e regras sanitárias que se impõem".

Passa ainda o apelo:

"Se respeitarmos estas normas, e continuarmos a viver uns com os outros de uma forma cívica, segundo o que as autoridades de saúde nos aconselham, certamente nada nos impedirá de exteriorizar a alegria do Natal, a alegria de nos sabermos salvos por Cristo que vem ao nosso encontro".

Fechar Menu