Madeira

Albuquerque entrega certificados aos jovens que participaram nos Estágios de Verão

None

O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, entrega, amanhã, dia 10 de Agosto, na Quinta Vigia, pelas 11 horas, os certificados de presença aos jovens que participaram no programa Estágios de Verão, uma iniciativa da Secretaria Regional da Educação.

O programa visa potenciar a aquisição de aptidões transversais ao nível social, académico e profissional dos estudantes universitários, em contexto real de trabalho, na área de formação que se encontram a frequentar.

Esta iniciativa pretende ainda contribuir para a emancipação e afirmação dos jovens em termos de qualificação profissional e proporcionar uma experiência formativa capaz de fomentar o enriquecimento curricular, assim como promover a integração dos jovens no mercado de trabalho.

Em 2019 concorreram a este programa, 832 estudantes, tendo tido colocação para realizar o seu estágio 683 candidatos, integrados em 529 entidades enquadradoras.

Amanhã proceder-se-á à entrega dos certificados de participação aos jovens que fizeram o seu estágio no mês de julho (324 participantes).

O programa Estágios de Verão tem a duração de um mês, entre os meses de Julho e Setembro.

As actividades a desempenhar pelo jovem estagiário não podem ultrapassar as 30 horas semanais, devendo decorrer preferencialmente durante a semana e em horário diurno.

Para além da experiência profissional e aquisição de competências, os jovens participantes no programa Estágios de Verão, têm direito a uma compensação monetária no valor de 500 euros, um seguro de acidentes pessoais e um certificado de participação, quando solicitado.

Podem candidatar-se os jovens que estejam a frequentar o ensino universitário, em Portugal ou no estrangeiro, que confira o grau de licenciatura, mestrado ou doutoramento, ou a frequentar cursos de pós-graduação, que tenham idade máxima de 30 anos, à data do início do estágio e domicílio fiscal na Região Autónoma da Madeira.