Desporto

Mónaco de Leonardo Jardim inicia defesa do título francês com mexidas no plantel

None

O Mónaco de Leonardo Jardim inicia na sexta-feira a defesa do título de campeão francês de futebol, conquistado em 2016/17, com várias mudanças no plantel, perante a oposição Paris Saint-Germain, que procura recuperar a hegemonia perdida.

Depois de um tetracampeonato dos parisienses, e à terceira época ao leme dos monegascos, Leonardo Jardim conseguiu devolver ao clube do principado o título que lhe fugia desde 2000, mas teve depois de ‘pagar’ o preço do sucesso, ao enfrentar um verão em que várias das suas ‘estrelas’ abandonaram o clube.

Bernardo Silva e Benjamin Mendy foram transferido para o Manchester City, Tiemoué Bakayoko para o Chelsea, além das saídas de Valère Germain, para o Marselha, e de Nabil Dirar, para o Fenerbahçe.

Por outro lado, chegaram ao clube, onde alinham João Moutinho, Rony Lopes (de regresso de um empréstimo ao Lille) e Gil Dias (que estava cedido ao Rio Ave), alguns reforços de peso, como Youri Tielemans, a jovem promessa belga ex-Anderlecht, e o defesa holandês Terence Kongolo, proveniente do campeão Feyenoord.

Como grande adversário na nova temporada, Jardim terá o Paris Saint-Germain, de Gonçalo Guedes, à procura de recuperar o domínio do futebol francês, tendo recrutado Antero Henrique como diretor desportivo para contribuir para esse objetivo.

O primeiro confronto entre os dois emblemas, na Supertaça, pendeu para os parisienses, que venceram por 2-1 em Marrocos, muito graças ao brasileiro Dani Alves, ex-Juventus, ao qual o PSG parece querer juntar o compatriota Neymar, um ‘namoro’ ainda sem desfecho à vista.

Depois de mais uma época em bom plano, tendo ficado em terceiro lugar, o Nice de Lucien Favre e do ‘astro’ italiano Mario Balotelli procura aproximar-se do duo cimeiro, num lote em que se insere também o Marselha, de Rolando, com um avultado investimento em novos jogadores, e o Lyon, de Anthony Lopes.

A tentar aproximar-se dos lugares europeus estará o Lille, 11.º em 2016/17 e que procura apostar forte na nova temporada, com novo treinador, Marcelo Bielsa, e o diretor Luís Campos a assegurar vários reforços para a equipa dos portugueses Xeka, Éder, cuja continuidade permanece em dúvida, e o ‘reforço’ Edgar Ié, ex-Belenenses.

O Nantes, que substituiu Sérgio Conceição com o italiano Claudio Ranieri, obreiro do ‘milagre’ do Leicester campeão em 2015/16, assume o objetivo de lutar pela Europa, com um Bordéus que foi sexto na temporada transata.

O histórico Saint-Étienne, o clube mais titulado do futebol francês, apesar de não vencer a ‘Ligue 1’ há 35 anos, terminou a última época em oitavo e tentará melhorar em 2017/18.

No Montpellier, Pedro Mendes abdicou de ser ‘capitão’ do Rennes, onde milita Afonso Figueiredo, para o projeto do sul de França, com Cafu a trocar o ‘despromovido’ Lorient pelo Metz, enquanto Pedro Rebocho deixou o Moreirense pelo 10.º classificado da liga francesa, competição que conta com mais de uma dezena de atletas lusos em competição.

Entre os recém-promovidos, o campeão da II Liga francesa, o Estrasburgo, está de regresso ao escalão principal, onde não jogava desde 2007/08, o Amiens, um ‘estreante’ do convívio entre os ‘grandes’, e o Troyes, depois de apenas um ano no escalão secundário

A liga francesa 2017/18 arranca na sexta-feira, com o campeão Mónaco a receber o Toulouse pelas 19:45 (hora portuguesa).