Mundo

Mais de 3.000 pessoas foram retiradas de casa na China devido a tufão

None

Mais de 3.100 pessoas já foram retiradas de suas casas na província de Fujian, no leste da China, devido ao tufão Nesat, que passará primeiro por Taiwan, informou hoje a agência oficial de notícias Xinhua.

O tufão Nesat passou de tormenta tropical para tufão na sexta-feira, segundo os últimos dados da agência meteorológica de Taiwan, e encontra-se a 250 quilómetros a sudeste de Hualien, movendo-se a uma velocidade de 18 quilómetros por hora, em direção noroeste.

Assim, deve passar ainda hoje pelos condados de Hualien e Taitung e os voos de Taipei para estas zonas serão cancelados, informou a Xinhua.

Depois de passar por Taiwan espera-se que o tufão, que poderá se transformar em forte tormenta tropical, chegue à região chinesa de Fujian, onde 3.100 pessoas já foram retiradas da zona diante da possibilidade de inundações.

A Administração Oceânica Estatal da China emitiu na sexta-feira um alerta laranja (o segundo mais grave) por ondas fortes na zona afetada e ordenou aos navios que voltassem ao porto, além de encerrar o acesso às praias.

A autoridade advertiu que vão cair chuvas torrenciais a partir de hoje e até à próxima quarta-feira.