Madeira

Registo Internacional de Navios integrado na Lista Branca

None

O Comité do Memorandum (MOU) de Paris, reportando a 2016, deu nota positiva ao Registo Internacional de Navios da Madeira (MAR) integrando-o na Lista Branca, revelou a Sociedade de Desenvolvimento da Madeira (SDM).

“No decorrer da sua 50ª reunião anual, o Comité do Memorandum (MOU) de Paris avaliou a performance dos registos de navios a nível mundial, com referência ao ano de 2016, e deu nota positiva ao Registo Internacional de Navios da Madeira integrando-o, a exemplo do ano passado, na Lista Branca”, refere a nota da SDM.

A Lista Branca faz parte de um sistema de classificação de registos marítimos (Negra-Cinzenta-Branca) adoptado pelo Comité do MOU de Paris, a organização internacional que zela pela segurança, pelo ambiente e pela qualidade dos navios, onde está representado o conjunto global das bandeiras de registo. Nesta análise foram escrutinadas um total de 73 bandeiras, sendo classificadas 42 na Lista Branca, 19 na Lista Cinzenta e 12 na Lista Negra.

Para a empresa concessionária do Centro Internacional de Negócios da Madeira, esta avaliação anual do Comité do Memorandum de Entendimento de Paris (MOU), que reconfirmou o MAR como bandeira da Lista Branca, revela que o Registo “tem vindo a consolidar de forma consistente a sua posição internacional face a outras bandeiras de qualidade e nos mercados internacionais, o reconhecimento das instâncias reguladoras internacionais do sector marítimo e o trabalho desenvolvido em prol da sua qualidade e segurança, com elevados níveis de exigência e rigor, que culmina num menor número de navios penalizados por infracções às normas internacionais”.

De acordo com a SDM, a 31 de maio estavam registadas 516 embarcações, mais 25 do que no fim de 2016, crescimento que teve correspondência no indicador da Tonelagem de Arqueação Bruta dos navios de comércio, tendo esta aumentado de 12.076.294 para um total de 13.062.087.