Madeira

Governo Regional vê como prioritárias as relações com países com afinidades históricas e linguísticas

None

“O Secretário Regional das Finanças e da Administração Pública, Rui Gonçalves, afirmou hoje, que o Governo Regional da Madeira assumiu a cooperação com os países com os quais tem afinidades históricas e linguísticas, como uma das prioridades ao nível da sua acção externa, sendo que Cabo Verde é um ponto incontornável dessa cooperação”, garante a assessoria do Rui Gonçalves.

As declarações foram prestadas no âmbito das “Jornadas de Trabalho do Projecto HEXAGONE, que decorrem na cidade da Praia, em Cabo Verde”. O governante “salientou que com a alavancagem concedida pelo Programa Operacional Madeira-Açores-Canárias, em concreto do projecto estratégico HEXAGONE, têm vindo a ser estabelecidos vários contactos bilaterais entre entidades Cabo-verdianas e Madeirenses, promovendo a sua aproximação e conhecimento recíproco”.

“Esta aproximação, reforçou o Secretário Regional, já tem dado resultados, sendo que no mês passado foram assinados, na cidade da Praia, dois protocolos de cooperação, um na área do ensino superior, na vertente da mobilidade dos alunos, e um outro na área da protecção civil.”

“Como explicou, ainda, Rui Gonçalves, entretanto já se perspectivam outros protocolos, nomeadamente na área da educação, da saúde pública, do ordenamento do território, do cluster marítimo, bem como num sector essencial para as ambas as economias, a energia.

Estas jornadas são um sinal bastante ilustrativo do número crescente de projectos existentes e do dinamismo das entidades públicas e privadas da Macaronésia.”