Madeira

Cerca de 50 imigrantes venezuelanos procuram respostas no Instituto de Emprego da Madeira

None Ver Galeria

São cerca de 50 os imigrantes venezuelanos que esperam encontrar respostas no encontro do auditório do Instituto de Emprego da Madeira, promovido pela Associação da Comunidade Imigrante Venezuelana na Madeira (VENECOM).

Ana Monteiro, presidente da associação, diz ao DIÁRIO que o objectivo do encontro é encaminhar as pessoas que vão chegando à ilha para as entidades correctas, sejam elas o Instituto de Emprego, no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, o Consulado da Venezuela em Portugal ou instituições de solidariedade, como a Cáritas e o Banco Alimentar.

“Há muita gente a chegar sem condições enconómicas”, lembra. Assim como outros membros da associação, Ana Monteiro já chegou à Madeira há mais tempo: “Há dez anos”. “E quero partilhar aquilo que aprendiz quando cheguei cá, porque estas pessoas precisam mesmo de ajuda e de orientação”, desabafa.

A primeira conferência informativa da VENECOM conta ainda com a presença de Rita Andrade, presidente do Conselho Directivo do Instituto de Emprego, com Gonçalo Santos, coordenador do Gabinete de Apoio ao Emigrante da Venezuela.

Ana Monteiro revela ainda ao DIÁRIO que já está agendado outro encontro, com Novos planos de trabalhos, para o mês de Julho.