Mundo

Fabricante de brinquedos Hasbro vai comprar Entertainment One por 3.700 ME

None Ver Galeria

O fabricante de brinquedos norte-americano Hasbro vai comprar a multinacional de entretenimento canadiana Entertainment One por 3.300 milhões de libras (3.700 milhões de euros), revelou hoje a agência de notícias financeiras Bloomberg.

O negócio será feito em dinheiro, sendo que os accionistas da Entertainment One, a dona dos filmes da Porquinha Peppa e dos PJ Masks, receberá 5,60 libras por cada acção, isto é, 26% acima do valor de cotação das acções na quinta-feira (4,43 libras).

Em comunicado, as duas empresas explicaram que a Hasbro irá aproveitar “os recursos de entretenimento imersivo” da Entertainment One, especializada sobretudo em filmes, séries e músicas infantis, para “aportar marcas que atraem jogadores, fãs e famílias para todos os ecrãs a nível mundial”.

A Hasbro apostou na compra da Entertainment One com o objectivo de expandir o negócio de media, numa altura em que a corrida para consolidar a indústria de televisão e cinema está a crescer fortemente.

“Isto pode levar os negócios [da Hasbro] para outro patamar”, disse à Bloomberg John Tinker, analista da Gabelli & Co..

Alguns investidores esperavam que a Hasbro oferecesse 6,16 libras por cada ação da canadiana Entertainment One, refere a Bloomberg, sendo que a compra no montante de 3.300 milhões de libras será financiada através de dívida e de até 1,25 mil milhões em dinheiro.

O presidente executivo da Entertainment One referiu a “forte ligação cultural” existente entre as duas empresas, ao falar sobre o negócio.

A multinacional Hasbro detém os direitos de propriedade intelectual sobre jogos como o Monópolio, Trivial Pursuit, Transformers, My Little Pony e Power Rangers.

Já a Entertainment One faz filmes, músicas e séries, nomeadamente a Porquinha Peppa, PJ Masks e Walking Dead.