Madeira

Madeira regista aumento de produção de energia eléctrica no primeiro semestre de 2019

None

A Madeira aumentou cerca de 1,5% da produção de energia eléctrica no primeiro semestre deste ano, comparativamente ao mesmo período de 2018.

Segundo a Direcção Regional de Estatística da Madeira, que analisou a produção de energia eléctrica, estimada a partir dos dados fornecidos pela Empresa de Electricidade da Madeira (EEM), analisando o mix de produção da energia eléctrica emitida no período em referência - cujo total rondou os 422,4 Gigawatt hora (Gwh) – observamos que, comparativamente ao período de Janeiro a Junho de 2018, assistiu-se a uma menor preponderância das fontes hídrica (-56,2%) e eólica (-26,8%) na produção de energia em detrimento das outras fontes.

Estas quebras foram essencialmente compensadas pelos aumentos verificados na energia de origem térmica (+21,0%) e dos resíduos sólidos urbanos (+27,2%) face ao período homólogo. Consequentemente, a fatia da energia total emitida com recurso a fonte térmica passou de 61,4% no 1.º semestre de 2018 para 73,1% no período em referência, o que significa que a quota de renováveis não ultrapassou os 26,9%.

Destaca-se ainda a preponderância do gás natural como fonte para a produção de energia eléctrica, concentrando 17,8% do total, tendo-se verificado um aumento de 40,8% face ao período homólogo, na produção de electricidade a partir desta fonte.

De referir por fim que a evolução da emissão de energia eléctrica no 2.º trimestre de 2019 – no qual se verificou um aumento de 2,6% face ao período homólogo – traduz a manutenção de uma tendência manifestada no trimestre anterior (no qual se havia registado um aumento de 0,3%).