Madeira

Levantamentos e compras feitos por multibanco aumentam na Madeira

No terceiro trimestre do ano, a rede multibanco registou um acréscimo de 7,5% em levantamentos e compras que ascenderam a 467 milhões de euros

None

Os dados fornecidos pela Sociedade Interbancária de Serviços (SIBS) para a Região Autónoma da Madeira, referentes ao 3.º trimestre de 2019, mostram que os montantes relativos às duas principais operações da rede Multibanco (levantamentos e compras através de terminais de pagamento automático), consideradas no seu conjunto, ascenderam 467,9 milhões de euros, registando um crescimento de 7,5% comparativamente ao período homólogo. Este acréscimo foi transversal aos dois tipos de cartões, internacionais (+9,7%) e nacionais (+7,0%).

Segundo os dados facultados pela Direcção Regional de Estatística da Madeira, os levantamentos na rede Multibanco da Região fixaram-se em 183,4 milhões de euros, 90,0% dos quais realizados com cartões nacionais que registam uma variação homóloga positiva na ordem dos 3,6%.

Por sua vez, as compras através de terminais de pagamento automático (TPA) feitas no 3.º trimestre do corrente ano, rondaram os 284,5 milhões de euros, 24,0% dos quais efetuados com cartões internacionais que aumentaram cerca de 12,7%, enquanto as compras feitas com cartões nacionais aumentaram 9,8%.

No caso dos pagamentos, registou-se uma evolução homóloga positiva de 8,1%.

A nível nacional, os montantes movimentados nas operações da rede Multibanco em análise cresceram, quer nos levantamentos (+1,6%), quer nas compras através de TPA (+7,9%), quer nos pagamentos (+5,2%). A variação homóloga dos levantamentos agregados às compras através de TPA, no país, foi de +5,4%.

A análise dos dados por município mostra que houve um incremento em todos os municípios no que respeita aos levantamentos agregados das compras através de TPA, com destaque para o Porto Santo e São Vicente, municípios onde aquele agregado mais cresceu (+27,6% e +10,3%, respectivamente).

Analisando os primeiros nove meses de 2019, conclui-se que na RAM, o crescimento dos levantamentos adicionados das compras através de TPA cifrou-se em 7,3% (+6,1% no país). No referido período, observaram-se igualmente acréscimos homólogos em todos os municípios. O Porto Santo liderou as subidas, registando-se neste município uma variação homóloga de +18,3% no agregado em análise. No Funchal, que continua a concentrar cerca de dois terços dos levantamentos adicionados das compras através de TPA, a variação foi de +6,5%.