Buscas à casa e ao gabinete do governador do banco central ucraniano
As duas principais agências anticorrupção da Ucrânia fizeram hoje buscas no gabinete e na residência do governador do banco central do país, Andriy Pyshnyi, noticiaram os meios de comunicação ucranianos The Kyiv Independent e Ukrainska Pravda.
Os dois 'media', que citam fontes anónimas ligadas à investigação, adiantaram que o Gabinete Nacional Anticorrupção da Ucrânia (NABU) anunciou as buscas no banco central, sem especificar a identidade da pessoa visada pela investigação.
A agência anticorrupção não divulgou pormenores sobre a natureza do caso e esclareceu que, até ao momento, não efetuou qualquer detenção nem declarou suspeita a pessoa visada pelas buscas.
O Ukrainska Pravda relaciona a investigação ao governador com um caso já aberto por suspeitas de branqueamento de capitais destinados ao pagamento da caução do antigo ministro da Energia, German Galushchenko.
Galushchenko é acusado, juntamente com outros dois antigos ministros, de integrar um alegado esquema de pagamento de comissões a empreiteiros privados da empresa pública de energia atómica.
O caso provocou um terramoto político no outono do ano passado, devido à proximidade dos principais suspeitos ao Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.
Segundo o Ukrainska Pravda, as buscas ao governador do banco central poderão estar relacionadas com o processo de seleção do presidente do banco Sens, que era propriedade de banqueiros russos com ligações ao Kremlin até à sua expropriação durante a guerra.
Essa seleção poderá ter possibilitado o branqueamento de capitais destinados ao pagamento da caução do antigo ministro Galushchenko.