DNOTICIAS.PT
Madeira

Mortalidade subiu no ano passado na Madeira

None

A Região Autónoma da Madeira registou 2.846 óbitos em 2025, mais 10% face ao ano anterior. O ano de 2025 foi o terceiro com mais mortes da última década. O assunto faz a manchete da edição impressa desta segunda-feira do DIÁRIO.

A maior foto na primeira página mostra os vidros partidos de uma casa em La Guaira e ilustra o testemunho de um emigrante madeirense que vive naquela zona e viu helicópteros e explosões a poucos metros da sua habitação. “Pensei que estava num filme”, relatou. A comunidade de emigrantes vive entre a prudência, medo contido e incerteza, com clubes encerrados e ruas quase vazias. O embaixador Seixas da Costa afirma, em entrevista, que Portugal tem de ter prudência diplomática e coordenação europeia.

Outra notícia destacada revela que há obras da Empresa Electricidade da Madeira que são contestadas no Curral das Freiras. Os agricultores temem a perda de água no Verão, apontam riscos para o sector, para o turismo local e exigem garantias à empresa pública de energia eléctrica.

Por fim, referência à notícia de que o Museu Quinta das Cruzes vai ser requalificado.

A obra no valor de 1 milhão de euros conta com apoio europeu e visa reforçar conservação e eficiência da infraestrutura.

Tudo isto e muito mais para ler no DIÁRIO de hoje em papel ou através da versão e-paper. Pode ainda acompanhar toda a actualidade informativa através das nossas plataformas digitais, assim como pela rádio TSF-Madeira sintonizando a frequência 100 FM.