Duas grandes personalidades
Em 1957, foram dois Padres da Diocese do Funchal, como assistentes da JOC/F, da Acção Católica do Funchal, ao Congresso Internacional da Juventude Operária de rapazes e raparigas, que foi realizado em Roma.
O Padre Maurílio de Gouveia, que faleceu no emeritério da Maria Serena, em Gaula. na Freguesia de Santa Cruz, Madeira, com a dignidade de Arcebispo Emérito de Évora, onde fez uma boa pastoral.
D. Maurílio de Gouveia, foi padre coadjutor na Igreja Paroquial de Machico, assistente Diocesano da JOC da Sé do Funchal, responsável da Direção do Jornal da Madeira, e organizou os primeiros Cursos de Cristandade na Madeira.
O seu corpo, foi transladado para uma capela da Arquidiocese de Évora, pelo Bispo de Évora, que tinha sido seu aluno no Seminário de Évora.
O seu grande amigo, D. Teodoro de Faria, que se encontram em coordenadas divinas, faleceu ontem, dia 23 de agosto de 2025, com a dignidade de Bispo Emérito do Funchal.
D. Teodoro de Faria, foi assistente da JOC /F de Santo António, Freguesia do Funchal, foi Reitor do Colégio Pontífice Português em Roma, foi nomeado Bispo do Funchal, já la vão 26 anos. Foi com a sua ação que convidou o Papa S. João Paulo II, a vir aos Arquipélagos da Madeira e dos Açores.
Foi na Ilha da Madeira, que faleceu o Rei da Polónia, terra de nascimento, de S. João Paulo II, onde o seu corpo foi instalado, numa capela na Igreja do Monte.
O Emérito Bispo do Funchal, D. Teodoro de Faria, muito contribuiu, para a divulgação, a nível internacional, a sua terra natal; a sua querida Ilha da Madeira.
Ofereceu um grande património de arte sacra, ao Museu de Arte Sacra do Funchal, que muito contribuiu para a sua reconstrução e divulgação.
D. Teodoro Faria, foi o grande obreiro para pôr o Museu de Arte Sacra, na sua grandeza e atualidade na Madeira.
Presentemente, os meus grandes amigos; Arcebispo Emérito de Évora, D. Maurílio de Gouveia e Emérito Bispo D. Teodoro Faria, estão em coordenadas divinas.
José Fagundes