Presidente da República recorda "serviço nacional" de Manuela Mendonça e apresenta condolências
O Presidente da República enviou hoje condolências à família da presidente da Academia Portuguesa de História, Manuela Mendonça, que morreu na quinta-feira, aos 77 anos.
Numa nota divulgada na página oficial da Presidência, Marcelo Rebelo de Sousa manifesta o seu profundo pesar pela morte de Manuela Mendonça.
"Exerceu com elevação académica, sentido de serviço nacional e espírito ecuménico e prospetivo as suas funções durante décadas", destacou.
O Presidente da República apresenta os seus sentimentos à família, "aos seus pares e à prestigiada Academia Portuguesa de História", refere ainda a nota.
A historiadora Manuela Mendonça, presidente da Academia Portuguesa de História, morreu na quinta-feira, aos 77 anos, anunciou em comunicado o vice-presidente da instituição, Miguel Monteiro.
Licenciada e doutorada em História Moderna e Contemporânea pela Universidade de Lisboa, Manuela Mendonça estava à frente da Academia Portuguesa de História desde 2006, segundo a sua biografia.
Manuela Rosa Coelho Mendonça de Matos Fernandes nasceu em S. Cristóvão, Montemor-o-Novo, em 12 de fevereiro de 1948.
Especialista na baixa Idade Média portuguesa, a sua obra destaca-se igualmente no âmbito das relações peninsulares na mesma época, tendo sido professora do Departamento de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Entre 1990 e 1996, foi subdiretora-geral do Arquivo Nacional da Torre do Tombo.
Na sua obra destacam-se títulos como "D. João II. Um percurso Humano e Político nas Origens da Modernidade em Portugal" (1991), "As Relações Externas de Portugal nos Finais da Idade Média" (1994), "A Guerra Luso-Castelhana no Século XV. A Batalha de Toro" (2006) e "História dos Reis de Portugal. Da Fundação à Perda da Independência" (2010), obra que coordenou.
Colaboradora do Secretariado Diocesano de Lisboa, de que foi vice-presidente, Manuela Mendonça pertenceu ao Comité Catholique International pour les Tsiganes.
De acordo com a Academia Portuguesa de História, o corpo de Manuel Mendonça estará na capela mortuária da Igreja de Moscavide, no sábado, dia 27, a partir das 16:30.
O funeral realiza-se no domingo, para o Cemitério dos Olivais, depois da missa de corpo presente que tem início às 13:00.