DNOTICIAS.PT
Turismo Madeira

Albuquerque inflexível no registo dos percursos pedestres

Presidente diz que organização “é para benefício de todos” apesar da contestação no Curral das Freiras

None

“Nós não vamos voltar atrás. Podem contestar o que quiserem, mas a organização é para benefício de todos”, afirmou hoje o presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, reagindo à contestação de caminheiros às novas regras de acesso a trilhos, levadas e veredas da Região.

As declarações foram proferidas à margem da visita, ao início da tarde de hoje, ao Mega Presépio do Jardim da Serra, um dia depois de um grupo de caminheiros e amantes da montanha se ter concentrado no início do PR2, na Fajã dos Cardos, no Curral das Freiras, numa acção de protesto contra o modelo que o Executivo pretende implementar a partir de Janeiro de 2026.

A iniciativa foi promovida por Jorge Quintal, que acusou o Governo Regional de limitar o direito dos residentes a usufruírem do património natural, considerando a obrigatoriedade de inscrição prévia numa plataforma digital um “bloqueio à circulação dos madeirenses”.

Confrontado hoje com essa contestação, Miguel Albuquerque foi taxativo quanto à posição do Governo. Questionado sobre a possibilidade de recuo, respondeu apenas: “Não”, acrescentando de imediato: “Nem pensar”.

O presidente do Governo Regional defende que a medida visa organizar a circulação turística nos percursos pedestres.