Depressão Emília faz 307 ocorrências na Madeira até às 20 horas
Uma pessoa foi realojada em Santa Cruz depois da queda do telhado da sua habitação
Até às 20 horas deste sábado, 13 de Dezembro, foram registadas 307 ocorrências associadas às condições meteorológicas adversas provocadas pela Depressão Emília, revela o Serviço Regional de Protecção Civil no seu habitual balanço.
De acordo com os dados disponibilizados, a maioria das situações esteve relacionada com quedas de árvores (185), seguindo-se quedas de redes eléctricas (37) e quedas de elementos de construção (26). Foram ainda contabilizados movimentos de massas, ações preventivas de redução de risco, sinalização de perigo, quedas de estruturas temporárias e remoção de elementos em risco de queda.
Para dar resposta às ocorrências, estiveram empenhados 673 operacionais e 321 meios técnicos. Os concelhos mais afectados foram o Funchal, com 107 ocorrências, Santa Cruz (67) e Machico (43), seguindo-se Calheta, Ribeira Brava e Câmara de Lobos. Registaram-se ainda situações em Santana, Ponta do Sol, Porto Santo, Porto Moniz e São Vicente.
Entre as ocorrências mais relevantes, a Protecção Civil Regional aponta para a queda de um telhado numa habitação em Santa Cruz, que obrigou ao realojamento de uma pessoa pelo Serviço Municipal de Protecção Civil. De acordo com a informação disponível, todas as situações foram prontamente resolvidas ao nível municipal, não havendo registo de ocorrências por resolver até ao momento.