Porto Santo confirma vencedores da edição de 2025 do CISET 4x4
O Challenge Ibérico Super Extreme Trial 4x4 (CISET 4x4) atravessou, pela primeira vez, o Atlântico, no passado fim-de-semana, para disputar a sua final no Porto Santo.
Porto Santo recebe pela primeira vez CISET 4x4
O Challenge Ibérico Super Extreme Trial 4x4 (CISET 4x4) vai escrever uma nova página da sua história com a realização da primeira prova na ilha de Porto Santo no fim de semana de 23 de Novembro. Conhecida pelas suas praias douradas, paisagens vulcânicas e ambiente paradisíaco, a ilha surge como palco surpreendente e inédito para o trial 4x4.
A prova levou até à “ilha dourada” um total de 21 equipas, registando "uma adesão notável para uma final deslocada do continente", destaca a organização em comunicado de imprensa.
Espectacular CISET no Porto Santo
Não há palavras, as imagens falam por si.
Além da competição principal de Trial 4x4, o evento levou também até à Ilha de Porto Santo um grupo de pilotos participantes no Troféu Super SSV para uma demonstração em pista, em estreia absoluta fora do continente. Uma demonstração especial de Quad, protagonizada pelo campeão nacional Luís Fernandes, abrilhantou o certame.
Show dos 4x4 no Kartódromo
Chegou a hora dos 21 concorrentes do CISET 4x4 dar show no kartódromo, no Penedo do Sono, no Porto Santo.
No plano desportivo, a final de Porto Santo confirmou os vencedores da edição de 2025 nas principais classes em disputa: Promoção, Proto e Super Proto.
Na classe Promoção, Luís Silva (#303, Team Bichos do Mato) mostrou supremacia ao vencer a classe com um desempenho consistente nas componentes técnica e de resistência, acumulando a pontuação máxima e deixando o segundo classificado a mais de 80 pontos.
Na categoria Proto, Rodrigo Santos (#131, RB Team) também brilhou ao alcançar a vitória total, somando 1.150 pontos possíveis e batendo Carlos Cunha (#1902, Team CATT Cerveira) por uma margem de 56 pontos.
Já a disputadíssima categoria Super Proto foi o ponto alto da competição, proporcionando um duelo renhido entre António Henriques (#101, Team Lucrofusão) e Carlos Pinto (#777, Team Alumibatista). Henriques acabou por se impor por apenas 7 pontos de diferença, num confronto taco-a-taco decidido nos derradeiros obstáculos.
Nas subclasses de motorização, António Henriques confirmou a sua supremacia ao conquistar também o troféu Super Proto Diesel, seguido por Cristiano Afonso (#423, Ziggaworks) e por Carlos Gomes (#23, Rafael & Gomes).
Por sua vez, Carlos Pinto assegurou o título em Super Proto Gasolina, impondo o seu crawler diante da concorrência, com Bruno Cameirão (#130, Team Cameirão 4x4) em segundo lugar e Duarte Pinto (#206, Team Alçado Direito) a fechar o pódio.
O CISET 4x4 Porto Santo foi organizado pela APTE - Associação Portuguesa Trial Extremo, sob a égide da FPAK – Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, tendo o Sporting Clube de Porto Santo e o apoio do Município de Porto Santo, entre outros parceiros.
Top 3 Final por Categoria:
Promoção
- Team Bichos do Mato – Luís Silva / Bruno Gomes – Nissan Patrol
- NJ Team – Nuno Silva / Jorge Gonçalves – Nissan Patrol
- Team Evolution – Ricardo Pereira / Alexandra Pereira – Land Rover
Proto
- RB Team – Rodrigo Santos / Bernardo Monroy – Toyota BJ40
- Team CATT Cerveira – Carlos Cunha / José Martins – Suzuki CATT
- Team Revisauto – Emídio Bastos / Rafael Bastos – Land Rover Defender
Super Proto
- Lucrofusão / XS5 – António Henriques / Miguel Costa – Proto XS5
- Team Alumibatista – Carlos Pinto / Cristiano Sérgio – Crawler Cameirão
- ZiggaWorks – Cristiano Afonso / Miguel Batista – Proto XS5
Super Proto Diesel
- Lucrofusão / XS5 – António Henriques / Miguel Costa – Proto XS5
- ZiggaWorks – Cristiano Afonso / Miguel Batista – Proto XS5
- Rafael & Gomes – Carlos Gomes / Tiago Santos – Nissan Proto Diesel
Super Proto Gasolina
- Team Alumibatista – Carlos Pinto / Cristiano Sérgio – Crawler Cameirão
- Cameirão 4x4 – Bruno Cameirão / Henrique Padrão – Ebro Proto
- Team Alçado Direito – Duarte Pinto / Alexandre Silva – Crawler by Leonor