O sentido da vida…
Ouve-se tanto falar no sentido da vida e, sinceramente, não sei definir nem explicar o que é o sentido da vida. Mas o que penso que sei é que, para mim, mais importante do que tentar definir o sentido da vida… é sentir que a vida faz sentido. É mesmo isso… para mim, o sentido da vida é que a vida faça sentido.
É quando se põe amor em tudo o que se faz… quando se ama e se sente que somos amados… é quando se corre atrás de ser feliz um bocadinho todos os dias, sem atropelar ninguém… é quando se dá e, naturalmente, se recebe, porque se todos dermos, todos receberemos… é quando contribuímos com o nosso empenho, atitude e dedicação por um bem maior… é fazer o bem.
É quando se vive norteado por Valores e fazemos desses valores os limites para agir… quero, posso, devo?… É… a vida faz sentido quando somos livres para exprimir emoções e opinar sobre tudo e sobre nada, sem ter de ser sujeitos à obrigação de um copy paste, ou a punições e juízos de valor.
A vida faz sentido quando respeitar o outro é uma prática que faz parte do quotidiano… e o lema é viver e deixar viver. Liberdade. A vida faz sentido quando cumpres a tua missão e sentes que esse contributo foi mais um, no meio de muitos outros, para um resultado final que significou algo de bom na vida de alguém.
A vida faz sentido quando a nossa ausência deixa saudades… a vida faz sentido quando te empenhas com atitude, acreditando que algo que queres muito que aconteça vai acontecer, mesmo que, para isso, tenhas de cair e levantar as vezes necessárias para atingires o teu objectivo.
A vida faz sentido quando o teu sorriso gera outro sorriso no rosto de alguém… quando influencias de forma positiva as pessoas à tua volta… faz sentido.
Pois… o sentido da vida é que a vida faça sentido.
Sidónio Faria