Autocarros EACL
Ora bem, nada tendo sido feito, a situação dos autocarros continua igual: diariamente, os autocarros da zona do Caniço circulam completamente lotados.
Sempre que há algum tipo de campanha, fala-se do trânsito, da mobilidade… Ora, ao longo dos anos, o problema, em vez de melhorar, tem vindo a piorar. São cada vez mais carros na estrada e, quanto à mobilidade e à rede de transportes públicos fora do Funchal, tudo permanece igual. Apelo ao Governo Regional que tome nota desta realidade.
Comecem por resolver o que é simples: disponibilizem mais autocarros nas horas de maior movimento. Dou um exemplo concreto: entre as 7h15 e as 7h35, no Garajau, passam três autocarros, todos eles cheios até à porta, com passageiros em pé. São sobretudo estudantes e trabalhadores que têm obrigatoriamente de se deslocar. É evidente que viajar nestas condições não pode ser a regra — até porque, por lei, apenas é permitido transportar 20 pessoas em pé, mas os motoristas não estão preocupados com isso.
Se realmente querem resolver o problema do trânsito congestionado na via rápida todas as manhãs, comecem por melhorar a mobilidade dos transportes públicos. Tenho a certeza de que muitas pessoas não os utilizam precisamente porque os autocarros chegam sempre atrasados e porque, como é o meu caso, são obrigadas a viajar de pé.
Eu próprio tenho carro e escolho, por princípio, usar o autocarro. Mas esta situação está a tornar-se insustentável e acabará por levar muitos, como eu, a optar novamente pelo carro, agravando ainda mais o trânsito.
Peço, por isso, ao Governo Regional e à Câmara Municipal de Santa Cruz que tomem medidas concretas para resolver, ou pelo menos melhorar, esta situação.
Maurício Santos