DNOTICIAS.PT
5 Sentidos

Exposição de Bordado Madeira no Centro de Estudos de História do Atlântico

None

A mostra 'Bordado Madeira e o Vestuário: um périoplo por arquivos, documentos e representações' vai ser inaugurada, amanhã, pelas 17 horas, no Centro de Estudos de História do Atlântico - Alberto Vieira (CEHA-AV), ficando aberta ao pública, de forma gratuita, até ao dia 13 de Setembro.

Com curadoria interna de Martinho Mendes, a exposição propõe "uma visão abrangente do bordado Madeira enquanto objecto de estudo histórico, com especial ênfase na sua relação com o vestuário ao longo das épocas e tem como ponto de partida, sobretudo, a integração de duas realidades documentais e informativas".

Por um lado, destaca-se o arquivo da extinta casa de bordados João Eduardo de Sousa, Lda., recolhido pelo CEHA-AV em 2019 e atualmente em processo de tratamento arquivístico.

Por outro lado, visa-se explorar o conteúdo de quatro catálogos da coleção 'Madeira – Memórias Fotográficas', que estão no prelo e têm os títulos: 'O Bordado: Manufactura e Mercado (primeira metade do século XX)'; 'O Bordado na Sociedade (de finais do século XIX até meados do século XX)'; 'Vestuário (segunda metade do século XIX e início do século XX)'; e 'Vestuário (entre 1920 e a década de 1940)'. Os catálogos tiveram por principais autoras Maria Cristina Martins (volumes sobre o bordado) e Odete Souto (volumes acerca do vestuário).

Acrescem ainda materiais de diversa ordem que foram amavelmente cedidos pelas seguintes personalidades e instituições: Ana Salgueiro, Clara Leça, David Oliveira, Helena Araújo, Henrique Teixeira, Hugo Santos, Isabel Santa Clara, P.e José Martins Júnior, Manuela Aranha, Márcia Gomes, Martinho Mendes, Nélia Góis, Rui Camacho, Sara Gomes e D. Teodoro de Faria; Instituto do Vinho, Bordado e Artesanato da Madeira, Museu de Arte Sacra do Funchal, Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente’s, Núcleo Museológico Mary Jane Wilson e Paróquia de São Pedro – Ribeira Seca.