DNOTICIAS.PT
Madeira

‘Presos Políticos do Estado Novo da Madeira’ é uma obra pioneira

O livro que será lançado esta tarde é de acordo com o co-autor João Lizardo “o primeiro em Portugal a respeito dos presos políticos na generalidade da população”

None

O co-autor do livro ‘Presos Políticos do Estado Novo da Madeira’ João Lizardo, advogado no Funchal e doutorado em Arqueologia pela FCSH da Universidade de Lisboa não deixou de frisar tratar-se de uma obra pioneira em Portugal, porque aborda a generalidade da população.

“Acho que este trabalho será provavelmente o primeiro em Portugal a respeito dos presos políticos na generalidade da população”.

Ao DIÁRIO, editor do ‘projecto de investigação’ que durou dois anos, João Lizardo, que escreveu o livro em conjunto com o jornalista Élvio Passos, admitiu que espera que depois deste lançamento “surjam  mais contributos, mais dados e as pessoas abram-se mais às memórias, para que seja possível aumentar e melhorar o que foi feito”.

O advogado de profissão conta ainda como escapou da prisão na época, à conta de um pormenor estético que desviou a atenção da polícia política.

O lançamento, que ficará a cargo do antigo Procurador – Geral da República, Cunha Rodrigues, acontece hoje no Salão Nobre da Assembleia Legislativa da Madeira pelas 16h.

Veja um excerto da conversa com João Lizardo (vídeo de Sandra Rodrigues):