DNOTICIAS.PT
Madeira

José Manuel Rodrigues apresenta recandidatura

Tome nota da agenda para esta terça-feira, 19 de Março, Dia do Pai

None
Foto Miguel Espada / Aspress

A candidatura de José Manuel Rodrigues à liderança do CDS-Madeira será apresentada pelas 18 horas, desta terça-feira, no Hotel Barceló, no Funchal.

"Na vida, há momentos em que recusar um desafio, por mais difícil que seja, seria trair o passado, ignorar onde estamos e esquecer os valores que norteiam a nossa vida. É por isso que hoje, como sempre, digo sim ao CDS e vou apresentar a minha candidatura à liderança do partido”, escreveu o próprio candidato no domingo na sua página de Facebook. 

José Manuel Rodrigues já foi líder dos centristas madeirenses e ocupou os cargos de deputado na Assembleia Legislativa da Madeira (2000, 2004, 2007, 2011, 2015, 2019 e 2023) e na Assembleia Legislativa da República (2009 e 2011). Já foi eleito também vereador na Câmara Municipal do Funchal em 2013.

Desde as eleições regionais de 22 de Setembro de 2019, é também o presidente da Assembleia Regional da Madeira, tendo, em Março, sido eleito como presidente da Conferência das Assembleias Legislativas Europeias (CALRE), um organismo que representa 72 parlamentos regionais da Europa.

Esta candidatura surge na sequência da crise política do governo, depois de o actual líder Rui Barreto ter anunciado que não se iria recandidatar à liderança do partido.

Saiba que outras iniciativas estão agendadas para hoje:

09h00 Reunião Plenária n.º 31: A Assembleia Legislativa da Madeira reúne-se em sessão plenária, a partir das 9 horas. Entre outras propostas, será apreciado na generalidade o projecto de decreto legislativo regional, intitulado "Cria o Programa de habitação pública apoiada denominado 'Programa de Renda Reduzida'", da autoria do PSD e CDS/PP.

09h00/12h30 No âmbito do programa do 'Mês da Protecção Civil 2024', promovido pela Câmara Municipal do Funchal, através do Serviço Municipal de Proteção Civil Funchal (SMPC Funchal) e da Companhia de Bombeiros Sapadores do Funchal, está marcada para hoje uma actividade destinada às escolas do município.

Este ‘Roteiro dos Agentes de Protecção Civil’ irá proporcionar aos alunos a oportunidade de conhecer as funções dos agentes de protecção civil localizados na baixa da cidade, através de um itinerário pedonal elaborado pelo SMPC Funchal.

11h00 O Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel Rodrigues, preside à Conferência dos Representantes dos Partidos. Nesta reunião participam os Vice-Presidentes da Assembleia Legislativa da Madeira, os líderes parlamentares do PSD, do PS, do JPP, do CHEGA e do CDS-PP, e os deputados únicos do PCP, do IL, do PAN e do BE.

11h00 O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, visita o Call Center do Centro de Rastreios, no Centro Dr. Agostinho Cardoso (no Campo da Barca), dedicado a responder a todas as questões relacionadas com os rastreios de base populacional disponíveis na Região: Cancro do Colo do Útero, Cancro do Cólon e Reto, Saúde Visual Infantil, Cancro da Mama e Retinopatia Diabética.

14h30 A Delegação da Madeira da Associação dos Profissionais de Serviço Social (APSS) promove, no Dia Mundial do Serviço Social, uma concentração de Assistentes Sociais para comemorar a instalação da Ordem dos Assistentes Sociais, no Colégio dos Jesuítas, no Funchal.

16h00 Reunião da 7.ª Comissão Especializada Permanente de Inclusão Social e Juventude, que irá reunir-se por deliberação electrónica.

19h30 Missa e procissão em honra de São José e dos pais, na Igreja Matriz da Ribeira Brava, no âmbito das comemorações do 562.º aniversário da freguesia. Na Paróquia de Machico o Dia do Pai será assinalado com uma missa, às 8 horas, e com procissão a S. José, à volta da Igreja Matriz, às 19h30, seguida de homenagem aos pais, com convívio na zona da barraca da Confraria.

CULTURA E ENTRETENIMENTO

16h00 O Museu Etnográfico da Madeira, espaço tutelado pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da Direcção Regional da Cultura, apresenta o número 7 da colecção editorial 'Cadernos de Campo', naquele museu. O secretário regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, estará presente na cerimónia.

19h00 Abertura da exposição ‘Gente de Abril’, com trabalhos de Francisco Simões, na, Galeria Anjos Teixeira, sita ao n.º 12 da Rua João de Deus, no Funchal. Esta nova exposição integra - se naquela que é a programação da galeria acerca das comemorações dos 50 anos da revolução portuguesa de 25 de Abril de 1974.

19h00 O Coro Infantil do Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira Eng.º Luiz Peter Clode celebra, esta terça-feira, dia 19 de Março, o Dia do Pai, com um concerto. O evento acontece na Igreja Paroquial do Livramento, no Funchal.

Conservatório comemora Dia do Pai com concerto do Coro Infantil

O Coro Infantil do Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira Eng.º Luiz Peter Clode celebra, esta terça-feira, dia 19 de Março, o Dia do Pai, com um concerto. O evento acontece pelas 19 horas, na Igreja Paroquial do Livramento.

EFEMÉRIDES

Principais acontecimentos registados no dia 19 de Março, Dia do Pai, Dia Mundial do Artesão, Dia Mundial do Serviço Social e Dia Nacional dos Alcoólicos Anónimos:

1434 - D. Duarte concede uma tença anual a Fernão Lopes para redigir a Crónica Geral do reino e tomar o lugar de "guardador das escrituras" do Tombo.

1604 - Nasce D. João IV.

1634 - Morre, em Goa, o missionário jesuíta António de Andrade, 54 anos, primeiro europeu a atravessar os Himalaias e a descobrir as nascentes do rio Ganges.

1812 - A Constituição liberal espanhola "La Pepa" é jurada em Cádis.

1813 - Nasce o missionário escocês David Livingstone, explorador do continente africano.

1823 - O general Santa Rita derruba o imperador Augustin I e proclama a República do México.

1855 - A Escola Regional de Agricultura de Viseu é transferida para Coimbra.

1876 - Reunião contra o Governo de Fontes Pereira de Melo, no Casino Lisbonense. A oposição propõe um processo criminal contra o Ministério.

1882 - É colocada a primeira pedra na igreja da Sagrada Família, em Barcelona, projecto do arquiteto catalão Antoní Gaudí.

1933 - O projeto de Constituição Política, de Oliveira Salazar, é aprovado em plebiscito, contando a abstenção como voto "sim". O texto estabelece os fundamentos da ditadura do Estado Novo.

1937 - O Papa Pio XI publica a carta encíclica "Divini Redemptoris", sobre o comunismo ateísta.

1944 - As forças nazis de Adolf Hitler ocupam a Hungria. À data, residiam perto de 725 mil judeus no país.

1948 - Fundação do Hot Clube de Portugal. Luís Villas-Boas assina a primeira ficha de sócio fundador, juntamente com o fotógrafo Gérard Castello-Lopes, o músico Artur Carneiro e Augusto Mayer.

1963 - A Argélia exige à França o termo das experiências nucleares no deserto do Saara.

1968 - Mário Soares é preso pela PIDE, sendo deportado sem julgamento para a ilha de São Tomé, após divulgar a um jornalista do Sunday Telegraph um caso de prostituição que envolvia membros do Governo e homens de negócios próximos do regime de Salazar.

1974 - Termina o embargo de petróleo aos EUA, decidido cinco meses antes pelos países árabes, em protesto pelo apoio norte-americano a Israel, na guerra do Yom Kipper.

1975 - Arranca a campanha de dinamização cultural do Movimento das Forças Armadas (MFA). As primeiras sessões realizam-se no distrito de Viseu.

1977 - É assassinado o Presidente do Congo, Marien N'Gouabi, na residência oficial, em Brazzaville.

1978 - Tropas israelitas assumem o controlo dos territórios no sul do Líbano.

1979 - Sai o primeiro número do Correio da Manhã, da Presslivre, dirigido por Vítor Direito, ex-diretor adjunto da Luta e antigo chefe de redação do República.

1984 - Portugal é admitido, como observador, na Conferência sobre Desarmamento de Genebra.

- O Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, e o dirigente de Cuba, Fidel Castro, apresentam as condições para a retirada das tropas cubanas.

1989 - As eleições Presidenciais em El Salvador dão a vitória a Alfredo Cristiani, 41 anos, candidato de direita.

1992 - O escritor Miguel Torga recebe o Prémio Vida Literária, da Associação Portuguesa de Escritores, e é escolhido Personalidade do Ano 1991 pela Associação de Imprensa Estrangeira em Portugal.

1995 - O Partido Social-Democrata da Finlândia liderado por Paavo Lipponen, vence as eleições legislativas.

1997 - D. Basílio do Nascimento inicia funções como administrador Apostólico da nova diocese timorense de Baucau.

1998 - É constituído o conselho de Vizela, o 306.º do país.

2001 - A Provedoria de Justiça propõe a atribuição a "todos os herdeiros de cada vítima da tragédia de Castelo de Paiva -- queda da ponte de Entre-os-Rios, a 04 de março -, em conjunto, da quantia global de 10 mil contos, a título de indemnização" pela perda da vida e sofrimento da vítima.

- É encontrado o autocarro, arrastado na queda da ponte de Entre-os-Rios, 120 metros a jusante.

2003 - O Conselho de Ministros aprova o Plano de Ação Florestal.

- O ex-presidente da companhia petrolífera francesa ELF, Loïk Floch-Prigent, assegura, no Tribunal Correcional de Paris, que a empresa financiara a União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA), com autorização do Presidente francês François Mitterrand.

2004 - O juiz de instrução Juan del Olmo, da Audiência Nacional (principal instância penal espanhola, confirma a detenção dos cinco primeiros suspeitos dos ataques terroristas de 11 de março, em Madrid.

2006 - Morre, com 69 anos, Fernando Gil, filósofo português, autor de "La Logique du Nom" e "Mimesis e Negação", Prémio Pessoa em 1993. O Governo português cria o Prémio Internacional em seu nome.

2007 - Portugal e Angola assinam memorando de entendimento para o reconhecimento mútuo de cartas de condução nos dois países.

- O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, entrega na Assembleia da República o XXI Prémio Norte-Sul do Conselho da Europa à ativista paquistanesa Mukhtar Mai e ao padre holandês Francisco Van Der Hoff.

2008 - A Croácia reconhece a independência proclamada unilateralmente pela maioria albanesa na província sérvia do Kosovo a 17 de fevereiro, provocando a demissão imediata do vice-primeiro-ministro, Slobodan Uzelac.

- Morre, com 78 anos, por eutanásia, o escritor belga de expressão holandesa Hugo Claus, apontado várias vezes como favorito ao Prémio Nobel da Literatura.

- Morre, aos 86 anos, o actor britânico Paul Scofield, galardoado em 1966 com um Óscar pela sua interpretação de Thomas More no filme "Um homem para a eternidade".

2009 - A Assembleia da República aprova o novo regime jurídico das armas e munições.

- O Parlamento aprova a terceira alteração ao Estatuto da Ordem dos Farmacêuticos, apenas com os votos do PS e com os votos contra de toda a oposição.

2011 - Sob mandato das Nações Unidas, a NATO inicia o bombardeamento aos aeroportos na Líbia que servem de apoio à Força Aérea.

2012 - Um tiroteio mata três crianças e o pai de uma delas à frente de colégio judaico em Toulouse, no sudoeste de França. O responsável pelo tiroteio é a mesma pessoa que uns dias antes tinha assassinado três paraquedistas de origem magrebina.

2013 - Cerimónia de entronização do Papa Francisco, no Vaticano.

- O parlamento cipriota rejeita o plano de resgate dos credores internacionais, que previa a aplicação de um imposto sobre depósitos bancários superiores a 20 mil euros. 

2014 - A constituição do LIVRE como partido é aprovada pelo Tribunal Constitucional com a sigla L.

- Morre, aos 95 anos, Robert S. Strauss, Bob Strauss, um dos históricos líderes do Partido Democrata dos EUA, após uma vida dedicada à política, com destacados cargos nas administrações de Jimmy Carter e George H. W. Bush.

2015 - Portugal devolve 6,6 mil milhões de euros ao Fundo Monetário Internacional (FMI), tendo concluído o primeiro pagamento antecipado do empréstimo pedido à instituição ao abrigo do resgate financeiro.

- Morre, com 98 anos, João Cotelo Neiva, geólogo e antigo reitor da Universidade de Coimbra.

2019 - Um tribunal Judicial de Maputo condena a ex-embaixadora Amélia Sumbana a 10 anos de prisão pelo desvio de cerca de meio milhão de dólares (440 mil euros) entre 2009 e 2015, quando estava à frente da embaixada de Moçambique nos EUA.

- Morre, aos 86 anos, Maurílio de Gouveia, arcebispo emérito de Évora.

- Morre, aos 93 anos, Marlen Khutsiev, cineasta russo (Geórgia), pai do cinema moderno soviético.

2020 -- Covid-19: O Governo aprova medidas para cumprir o estado de emergência, que incluem o "isolamento obrigatório" para doentes com covid-19 ou que estejam sob vigilância activa, o "dever geral de recolhimento domiciliário" para toda a população e a generalização do teletrabalho.

- O Governo português suspende o pagamento da Taxa Social Única do mês de Março.

- Cabo Verde interdita os aeroportos a todos os voos provenientes de Portugal e restantes países europeus afetados pela pandemia e declara a situação de contingência.

- O Brasil anuncia o fecho de fronteiras a partir do dia 22 de Março para nacionais da Europa, Austrália, vários países asiáticos e oito países da América do Sul.

2023 - O Presidente da Suíça, Alain Berset, anuncia que o grupo bancário suíço UBS vai comprar o Credit Suisse, considerando que esta é melhor forma de "restaurar a confiança" no sistema bancário.

- A Espanha sagra-se tricampeã europeia feminina de futsal, ao bater a Ucrânia por 5-1, na final da terceira edição da prova, em Debrecen, na Hungria.

- A seleção portuguesa feminina de futsal conquista o terceiro lugar da edição 2023 do Europeu, ao golear a anfitriã Hungria por 12-0, no encontro de 'consolação' da 'final four', em Debrecen, na Hungria.

- Morre, aos 91 anos, Rui Nabeiro, empresário, presidente e fundador do Grupo Nabeiro - Delta Cafés. Foi presidente da câmara de Campo Maior. Agraciado pelo Presidente da República, Mário Soares, com o grau de Comendador da Ordem Civil do Mérito Agrícola, Industrial e Comercial - Classe Industrial, pelo reconhecimento de mérito empresarial e contributo ao desenvolvimento da terra e da região.

PENSAMENTO DO DIA

Tem o tempo sua ordem já sabida. Mas anda tão confuso/ Que parece que Deus dele se esquece Luís de Camões (1524? - 80)

Este é o septuagésimo oitavo dia do ano. Faltam 287 dias para o termo de 2024.