DNOTICIAS.PT
Mundo

Comediante Richard Lewis figura em 'Curb Your Enthusiasm' morre aos 76 anos

None
Foto Shutterstock

O comediante norte-americano Richard Lewis, que participou nos últimos anos na série de sucesso 'Curb Your Enthusiasm', morreu aos 76 anos após ter sido diagnosticado com Parkinson em 2023, noticiou hoje a imprensa especializada de Hollywood.

O ator anunciou em abril que tinha sido diagnosticado com esta doença e que estava a retirar-se da comédia, pelo que a sua última temporada na produção estrelada por Larry David foi a décima primeira.

"Estou focado apenas em escrever e atuar. Tenho Parkinson, mas estou sob cuidados de um médico e está tudo bem. Amo a minha mulher, amo o meu cão e amo todos os meus amigos e fãs", destacou, na altura, o artista, numa declaração pública.

Richard Lewis (Nova Iorque, 1947), muito popular nos Estados Unidos pelos seus 'stand up' e especiais de comédia para a televisão, anunciou há três anos a saída de 'Curb Your Enthusiasm' para recuperar de três operações, mas surpreendeu os telespetadores com um episódio na décima primeira temporada.

Richard Philip Lewis, nome completo do comediante e ator, formou-se em Marketing e Comunicação Corporativa pela Ohio State University (EUA) em 1969, mas a sua paixão era a comédia e, por isso, combinou o seu trabalho numa agência de publicidade com a escrita de guiões para o comediante Morty Gunty.

Em 1971 decidiu fazer suas próprias piadas num conhecido evento de comédia em Nova Iorque que fez com que o seu nome começasse a ser ouvido no meio, até receber o 'empurrão' definitivo, três anos depois, com o 'The Tonight Show Starring Johnny Carson', na estação NBC.

A partir daí começaria a aperfeiçoar as suas atuações, com a ajuda de outros comediantes renomados como David Brenner e Robert Klein, que o levaram em digressão por dezenas de cidades e ganharam popularidade que o acompanhou até aos seus últimos dias com casas lotadas em recintos como o Carnegie Hall, em Nova Iorque.

Na televisão, Lewis também trabalhou nos especiais de comédia 'I'm in Pain' ou 'The I'm Exhausted Concert' durante a década de 1980, pelos quais foi indicado como o comediante mais engraçado da televisão norte-americana no American Comedy Awards de 1988.

No cinema, teve papéis importantes em filmes como 'Robin Hood: Homens de meia-calça' (1993) e 'Leaving Las Vegas (1995).