DNOTICIAS.PT
Mundo

Agências alemãs e dos EUA desmantelam rede russa de espionagem informática

Foto Shutterstock
Foto Shutterstock

O Ministério do Interior da Alemanha anunciou hoje que as forças de segurança realizaram uma operação contra uma rede russa de espionagem informática, numa iniciativa liderada pelos Estados Unidos.

O grupo de piratas informáticos APT28 terá instalado 'malware' ('software' destrutivo) em centenas de postos de acesso à Internet ('routers') em escritórios e residências particulares em nome da Diretoria Principal do Alto Estado-Maior General das Forças Armadas da Federação Russa (GRU), o serviço de inteligência militar russo.

A rede terá sido usada como plataforma global de espionagem cibernética, de acordo com um comunicado da agência de segurança norte-americana FBI.

"Sabemos quais os instrumentos que o regime criminoso russo utiliza", disse a ministra do Interior alemã, Nancy Faeser.

O grupo de 'hackers' APT28 está ativo em todo o mundo desde pelo menos 2004 e o Ministério do Interior alemão considera-o um dos grupos criminosos informáticos mais ativos e perigosos do mundo.

De acordo com o FBI, os piratas informáticos usaram o 'malware' para atacar os 'routers' que usavam senhas de administrador padrão que eram de uso público.

O Ministério alemão acrescentou que o grupo de 'hackers' também utilizou infraestrutura internacional para atacar alvos alemães nos últimos dois anos.

"Os ataques centraram-se em informações sobre a orientação político-estratégica da Alemanha em relação à Rússia e no apoio às entregas de material militar à Ucrânia", informaram as autoridades alemãs, acrescentando que outros países da União Europeia e da NATO também foram afetados.

Segundo o FBI, os alvos das atividades de espionagem eram governos, militares, agências de segurança e empresas dos Estados Unidos e de outros países.