DNOTICIAS.PT
Madeira

Santa Cruz procura reforçar segurança contra incêndios rurais

Está em curso a criação de faixas de gestão de combustível em terrenos municipais, investimento no valor de 21 mil euros

None
Fotos CMSC

A Câmara Municipal de Santa Cruz está empenhada em reforçar a segurança do concelho no que toca à segurança contra incêndios rurais.

Para o efeito, está já em curso a criação de faixas de gestão de combustível em alguns terrenos municipais, nomeadamente o que estão próximos da rede viária e de habitações, num investimento que ronda os 21 mil euros. São medidas que visam a prevenção, mas, ao mesmo tempo, a criação de zonas estratégicas que poderão facilitar a resposta e a intervenção dos bombeiros em caso de incêndio.

Este sábado, Filipe Sousa, acompanhado do comandante da Companhia de Bombeiros Sapadores de Santa Cruz, Leonardo Pereira, bem como de um elemento da Protecção Civil Municipal, Renato Baptista, visitou algumas dessas áreas onde decorrem os trabalhos de desmatação.

Incluídos também nesta estratégia estão outros projectos, como a redução da vegetação e mato nas ribeiras que estão dentro do aglomerado urbano ou a criação de faixas de redução de combustível em áreas com maior potencial de incêndio. A autarquia conta ter estas medidas implementadas antes do período crítico de incêndios.

Neste âmbito, a Câmara de Santa Cruz apela aos munícipes a fazerem, também, a sua parte, procedendo à limpeza atempada dos seus terrenos, sobretudo os que envolvem habitações.