DNOTICIAS.PT
Mundo

Milhares de turistas retirados na China devido a avalanche de neve

None Ver Galeria

Equipas de salvamento retiraram milhares de turistas que ficaram retidos numa remota estância de esqui no noroeste da China, onde dezenas de avalanches causaram bloqueios de estradas, noticiou a imprensa local.

De acordo com a cadeia televisiva estatal CCTV, um total de 1.558 turistas e 445 veículos foram resgatados, depois de uma tempestade ter atingido a região de Xinjiang e a neve ter bloqueado as estradas na prefeitura de Altay, perto da fronteira da China com a Mongólia, Rússia e Cazaquistão.

Segundo a televisão estatal, a neve começou a cair na região em 6 de janeiro. Avalanches bloquearam as estradas que ligam a zona turística a outras regiões vizinhas.

No total, 350 quilómetros de estradas foram afetados pelas avalanches de neve, tendo os residentes locais e os turistas ficado retidos na remota aldeia de Hemu.

Um helicóptero militar também esteve no local para fornecer alimentos e combustível à região nos últimos dias, informou a CCTV.

O trabalho de desobstrução das estradas foi dificultado pela geografia da zona, uma vez que os acessos à aldeia estão situados num vale com encostas cobertas de árvores.

As equipas conseguiram finalmente desobstruir as estradas na terça-feira, permitindo a entrada de veículos e a saída de turistas encurralados.