Madeira

Madeira volta a estar nomeada para 'Melhor Destino Europeu de Cruzeiros'

None

Depois de ter vencido o concurso no ano passado, a Madeira volta a estar nomeada para os ‘World Cruise Awards’ na categoria de Melhor Destino Europeu de Cruzeiros. Além da Madeira, estão nomeados Atenas, Barcelona, Dubrovnik, Kotor, Lisboa, Londres, Monte Carlo, Nice, Oslo e Roma. A votação online decorre até dia 15 de Setembro, no link disponibilizado para o efeito.

Numa nota enviada à imprensa, os Portos da Madeira referem que, na época alta de 2022-2023, registaram um movimento de 557.824 passageiros (284.056 na época anterior), o que representa um crescimento de 104% relativamente ao período homólogo. Além disso, entre 1 de Setembro de 2022 e 31 de Maio de 2023, a média de passageiros por navio fixou-se nos 1.949, uma subida de 109% face aos 931 da época de 2021/2022. "No mesmo período, registaram-se 286 escalas, menos oito que na época anterior, o que se explica pelo regresso à normalidade do sector, agora, com mais portos abertos e possibilidade de aventurar-se por outras rotas, numa altura de grande procura pelos cruzeiros", refere a mesma nota.

"Recorde-se que o prémio recebido no ano passado foi um reflexo do trabalho contínuo que a APRAM em articulação com os parceiros do setor tem desenvolvido ao longo dos últimos anos, o que permitiu que os Portos da Madeira se reinventassem e adaptassem às novas exigências do mercado, implementando normas de segurança e comodidade impostas pelos novos tempos, criando assim, condições para continuar a atrair as companhias de cruzeiros", indica.

Os Portos da Madeira têm apostado na divulgação do destino com lançamento de várias campanhas de marketing digital a nível nacional e internacional assim como a presença nos principais encontros internacionais da Industria. O Governo Regional investiu, recentemente, 9 milhões de euros para potenciar o crescimento dos Portos da Madeira e o equiparar aos melhores portos internacionais.

Para Rui Barreto, Secretário Regional da Economia, a nomeação da Região Autónoma da Madeira enquanto Melhor Destino de Cruzeiros da Europa nos ‘World Cruise Awards’ vem “comprovar a qualidade do trabalho desenvolvido pela Madeira na promoção da Região como destino de cruzeiros”. “Depois de termos recebido esta distinção em 2022, sermos nomeados pelo segundo ano consecutivo vem reforçar a nossa convicção de que temos feito as apostas certas. O investimento da Madeira na economia do mar e no turismo de qualidade é e continuará a ser um dos pilares da nossa governação”.

Paula Cabaço, Presidente do Conselho de Administração da APRAM, destaca que esta nomeação “é mais um incentivo para a APRAM continuar a trabalhar no desenvolvimento e na modernização dos Portos da Madeira”. “Nunca paramos de trabalhar, nem durante a pandemia. De resto, isso foi o que permitiu que a Madeira fosse uma das primeiras regiões do mundo a reabrir os seus portos. Depois da superação desse desafio, temos os olhos postos no futuro, porque sabemos que temos outras provas para superar”.