Turismo Madeira

Aeroporto da Madeira distinguido como o Melhor Aeroporto Europeu 2023

Aeroporto da Madeira recebeu o prémio na categoria de "menos 5 milhões de passageiros"

None

Realizou-se, ontem à noite, o Jantar de Gala da ACI-Europe, que decorreu em Barcelona, e onde foram distinguidos os serviços aeroportuários e aeroportos que mais se destacaram na Europa.

Em Portugal, o Aeroporto da Madeira foi distinguido como o Melhor Aeroporto Europeu 2023, na categoria de menos de 5 milhões de passageiros, e o aeroporto do Porto é “highly commended”, ou seja "fortemente recomendado", na categoria de 10-25 milhões de passageiros.

O sector reconheceu a recuperação de tráfego da VINCI Airports, com o Aeroporto da Madeira a receber + 4 milhões de passageiros em 2022, um máximo histórico na história do aeroporto. A dinâmica positiva mantém-se forte em 2023, graças ao desenvolvimento proactivo da conectividade que permite ao Aeroporto da Madeira oferecer 59 rotas este Verão, incluindo 7 novas rotas com Budapeste, Paris, Valência, Málaga, Milão, Roma e Nova Iorque.

O prémio também reconhece a liderança ambiental da VINCI Airports, com a certificação ACA 4+ obtida no Aeroporto da Madeira e em todos os outros aeroportos de Portugal, que se torna assim o primeiro país da União Europeia a ter todo o seu sistema aeroportuário (10 aeroportos) certificado pela ACA 4+. A implementação do programa ambiental da VINCI Airports permitiu ao Aeroporto da Madeira substituir a iluminação convencional por LEDs, renovar a frota do aeroporto com veículos de baixas emissões, implementar um sistema inteligente de monitorização dos consumos de eletricidade e água e otimizar as temperaturas de aquecimento e arrefecimento.

A VINCI Airports também recebeu o prémio Eco Innovation Award para a excelência ambiental no aeroporto de Londres Gatwick pela sua abordagem "net gain", líder no sector, para proteger e melhorar a biodiversidade e os habitats na propriedade do aeroporto. O aeroporto de Londres Gatwick também assumiu recentemente um compromisso histórico de atingir emissões Net Zero (âmbito 1 e 2) até 2030, 10 anos antes do seu compromisso anterior, alinhando-se assim com a ambição ambiental da VINCI Airports.

Estes prémios trazem o reconhecimento internacional do trabalho extraordinário que as nossas equipas estão a fazer para conseguir a recuperação do tráfego e a transformação ambiental. Estamos a acelerar a nossa descarbonização, mantendo os nossos aeroportos dinâmicos e bem conectados ao mundo, em benefício das regiões que servimos Nicolas Notebaert, CEO da VINCI Concessions e Presidente da VINCI Airports