Madeira

JPP alerta para a necessidade de plano para combater praga de ratos

None

Por considerar ser "um problema de saúde pública e que afeta perdas de milhares de culturas", o JPP considera ser urgente implementar na Região um “Plano Estratégico Articulado entre as diferentes entidades regionais, com vista ao combate à praga de ratos”.

Rafael Nunes, numa conferência de imprensa realiza esta manhã, afirmou que  “o combate aos ratos não pode ser apenas uma estratégia eleitoral do Governo, para entregar veneno no período eleitoral” e reforça “não podemos continuar a efetuar um combate em Santa Cruz, quando esse exemplo não é seguido no Funchal, o que faz com que exista um repovoamento das áreas intervencionadas”.

“Para além dos problemas na agricultura e de saúde pública, levantam-se problemas de eficiência deste Governo: se considerarmos o território regional gastam-se milhões de euros de dinheiros públicos, sem qualquer efeito prático”, lamentou.

O vice-presidente do grupo parlamentar do JPP indica que a praga de ratos está "actualmente, a atingir níveis anormais e alarmantes exigindo a tomada de medidas rápidas por parte das entidades governativas, em articulação com os Municípios e as Freguesias”. 

"O Governo Regional continua, ano após ano, sem uma verdadeira estratégia de combate à praga de ratos o que apenas permite que esta praga continue a crescer, não só em zonas rurais, mas também em áreas urbanas”, considera.

“Por esta razão, o JPP volta a insistir e a apelar ao Governo que considere a urgente criação de um plano estratégico integrado com as freguesias, municípios e diferentes secretarias para que se defina, de uma forma concreta, uma correta planificação e ação de forma a atingirmos um controlo equilibrado e podermos reduzir esta praga de ratos”, reforçou.

O partido faz questão de lembrar que apresentou várias propostas para a criação de uma Estratégia Regional de Combate à Praga de Ratos, em sede de orçamento regional ou em diplomas próprios, "reiteradamente chumbados pela maioria parlamentar PSD, agora com apoio do CDS".