Madeira

JPP pede Classificação do Quarteirão da Segurança Social da Madeira

None
Foto Miguel Espada/ASPRESS

O Juntos Pelo Povo apresentou, na Assembleia Legislativa da Madeira, um projecto de resolução, que amanhã será discutido, e que recomenda ao Governo Regional que inicie o Procedimento de Classificação do Quarteirão da Segurança Social da Madeira (antiga Caixa de Previdência do Funchal).

Numa nota enviada à comunicação social, o partido descreve que estamos a falar do conjunto delimitado pela rua do Bom Jesus, rua das Hortas, rua Elias Garcia e Travessa do Nogueira e que "alberga um dos mais interessantes aglomerados arquitectónicos da cidade do Funchal, da autoria do arquitecto Raul Chorão Ramalho, consagrando uma memória viva da cidade num dos melhores exemplos de património edificado do século XX".

"O arquitecto Raúl Chorão Ramalho impôs a voz da arquitetura, num tempo marcado pelo cinzentismo da ditadura e pelo controlo asfixiante de toda a vontade criativa. Este conjunto arquitetónico e outros como a Escola da Vila no Porto Santo, são o expoente de uma liberdade criativa que, num território insular, se afastou do centralismo do Terreiro do Paço. Toda a obra pode ser entendida como a materialização de uma Autonomia da estética, da liberdade criativa, que teve a sua concretização plena nos pós 25 de abril de 1974", explica.

Por isso, "e como toda a boa arquitetura sobrevive ao tempo, este projecto de resolução tem o condão para que esta modalidade de tipologia modernista seja permanentemente conhecida, valorizada e preservada".