Mundo

Casa Branca apela à diminuição da escalada de violência na Faixa de Gaza

None

A Casa Branca apelou hoje a todas as partes que "diminuam a escalada" de violência, depois de ataques aéreos israelitas na Faixa de Gaza terem aumentado receios de uma nova espiral de tensão.

"Pedimos a todas as partes que diminuam a escalada da situação", disse um porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, citado pela AFP, acrescentando que Israel tinha "o direito de se defender contra ataques indiscriminados de foguetes lançados por grupos terroristas".

A fonte citada pela AFP, que falou sob a condição de anonimato, reiterou que o compromisso dos Estados Unidos com a segurança de Israel permanece "inabalável".

"Também estamos cientes dos relatos das mortes trágicas de 10 civis em ataques israelitas", acrescentou.

A União Europeia (UE) também expressou hoje "sérias preocupações" com a escalada da violência na Faixa de Gaza, onde pelo menos 15 pessoas morreram hoje na sequência de bombardeamentos israelitas, pedindo "máxima moderação" às partes.

Hoje de manhã, o exército israelita lançou vários bombardeamentos na Faixa de Gaza, visando três altos funcionários do grupo Jihad Islâmica Palestiniana (JIP).

Mais tarde, uma nova ofensiva israelita em Gaza matou dois milicianos palestinianos, elevando para 15 o total de vítimas mortais dos ataques aéreos de Israel.

Nas últimas horas, Israel intensificou os preparativos para um provável ataque de retaliação a partir de Gaza, incluindo o encerramento de escolas, lojas e estradas, bem como a retirada de cerca de 200 famílias israelitas de colonatos próximos da fronteira com o enclave. Os civis receberam instruções para se manterem perto dos abrigos públicos designados para ataques aéreos.