5 Sentidos

Maria Inês Ornelas volta a conquistar prémios com o seu acordeão

None

A madeirense Maria Inês Vieira Ornelas, aluna de acordeão do Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, participou no 26.º Troféu Nacional / 7.º Troféu Internacional de Acordeão, em Alcobaça, trazendo para a Região, novamente, o 1.º prémio na categoria juvenil. Desde 2020 que a jovem acordeonistas tem ganho inúmeros prémios nacionais e internacionais.

O 26.º Troféu Nacional / 7.º Troféu Internacional de Acordeão, organizado pela Associação de Acordeão de Portugal, decorreu nos passados dias 27 e 28 de Maio. Inserido na Semana Internacional de Acordeão, o evento transformou a conhecida Terra de Paixão em Terra do Acordeão, reunindo os mais promissores acordeonistas do País que, em atuações a solo ou em música de câmara, demonstram as suas capacidades musicais.

Perante o júri internacional constituído pelos professores Massimiliano Pitocco, Marco Gamelli, Michele Bianco e Mário Stefano Pietrodarchi, de Itália, Raimondas Sviackevicius, da Lituânia, e Juan Carlos Cárcamo, de Espanha, Inês Ornelas obteve 24.10 pontos dos 25.00 máximos. O reconhecimento por parte do público também não faltou, o que ajudou a enaltecer o nível performativo da acordeonista madeirense. A aluna teve de se prestar a duas provas, a primeira com a apresentação de 2 peças de autores e estilos diferentes e uma segunda, com programa livre de diferentes autores e a duração máxima de 12 minutos.

A empresa 'Sombento Sociedade Unipessoal Lda.', sediada em Macau, suportou parcialmente os custos desta participação, permitindo à jovem madeirense mais um sucesso no panorama nacional e internacional.

Maria Inês Ornelas frequenta, actualmente, o 1º ano do Curso Profissional de Instrumentista no Conservatório, sendo a responsabilidade pedagógica do professor Slobodan Sarcevic.