Madeira

Albuquerque admite pavimentar a ‘estrada das Ginjas’ em Santana

Presidente do Governo receptivo ao desafio do presidente da Câmara para requalificar o caminho do Vale da Lapa

None

Por ser uma estrada que “já está aberta em terra”, o presidente do Governo Regional admite corresponder ao desafio lançado no Dia do Concelho pelo presidente da Câmara Municipal de Santana e estudar a possibilidade de pavimentar o caminho do Vale da Lapa, na freguesia da Ilha, agora apelidado de ‘caminho das Ginjas’.

“Com certeza que vamos olhar com alguma atenção para essa estrada a ver se é possível requalificá-la no futuro”, disse hoje Miguel Albuquerque, à margem de visita à Escola Básica e Secundária Bispo D. Manuel Ferreira Cabral, em Santana.

O chefe do Executivo vê nesta desejada requalificação uma oportunidade de “aumentar e diversificar as atractividades turísticas”, beneficiação que traria também melhores condições operacionais às intervenções de âmbito da protecção civil, nomeadamente acções de socorro e de combate a incêndios.

Na última quinta-feira, Dia do Concelho de Santana, o seu presidente, Dinarte Fernandes, aproveitou a presença de Miguel Albuquerque para “reivindicar para Santana as nossas ‘Ginjas’! Falamos obviamente construção de caminhos agroflorestais de enorme potencial agrícola e silvícola, alguns deles como o caminho do Vale da Lapa na freguesia da Ilha ou o caminho do Cascalho em São Jorge, que servem também de vias de socorro às vítimas de acidentes e de excelentes vias de combate a incêndios”, referiu na oportunidade o autarca do CDS.

Na altura Albuquerque não respondeu ao desafio, mas hoje, ao ser confrontado pelo DIÁRIO, não descartou essa empreitada.

Aproveitou foi para sublinhar importantes investimentos recentemente feitos na ‘mancha verde’ da Laurissilva/Biosfera através de investimentos que tem potenciado e melhorado as grandes atractividades turísticas aqui do concelho, caso da requalificação feita “em toda a zona das Queimadas” e a também “muito importante” obra de “requalificação do acesso e estacionamento à Achada do Teixeira”.

Defendeu a necessidade de também melhorar o estacionamento junto à ‘entrada’ da Levada do Rei, em São Jorge, e desejou rápida resolução no caso do teleférico da Rocha do Navio, por entender que é mais um “sítio que deve ser potenciado pela sua beleza e melhorado”.

Em suma, reiterou que o seu governo trabalha com os municípios.

“É fundamental trabalhar com todos os municípios”, sustentou. Prova disso, no caso de Santana, são os investimentos que continuam a ser realizados pelos Governo Regional.