D+ Madeira

'Uma Foto não Salva Vidas' é a nova campanha de sensibilização da Protecção Civil

None

O Serviço Regional de Protecção Civil, IP-RAM está a dinamizar uma campanha de sensibilização dirigida à sociedade civil, com o intuito de evitar a partilha de fotografias e vídeos, de forma a proteger a identidade da vítima e o trabalho das equipas de socorro e emergência.

A iniciativa foi apresentada esta terça-feira no âmbito do Maio Amarelo, actividade dinamizada pela Secretaria Regional da Saúde e Protecção Civil com a colaboração directa de várias entidades públicas, incluindo a PSP, alusivo à temática da segurança rodoviária.

Durante o mês de Maio serão divulgadas diversas mensagens, com advertências à população, como por exemplo, para os riscos a que estão sujeitos ao invadir o local da ocorrência e a partilha de imagens e vídeos de acidentes nas redes sociais.

Pretende-se desta forma, salvaguardar a integridade física da vítima e a privacidade a que mesma tem direito, mas também consciencializar de que estes atos condicionam o trabalho dos operacionais que estão empenhados no socorro e que muitas das vezes vêm-se condicionados com a presença de “curiosos”, que interferem no sucesso da sua missão. Protecção Civil

A campanha foi um desafio colocado aos dirigentes da saúde e protecção civil por parte dos comandantes dos corpos de bombeiros da RAM, no final do ano de 2022 e concretizada em Maio de 2023.