Madeira

UMa entre as melhores universidades portuguesas na área da Química

None

A Universidade da Madeira figura no ranking das melhores universidades portuguesas na área da Química, ocupando o 9.º lugar a nível nacional, cujo TOP 10 é liderado pela Universidade do Porto, e ocupa o 1226.º lugar do ranking mundial. Os dados são do 'Best Chemistry Universities in the World 2023'. 

Neste ranking, elaborado pela plataforma Research.com, surge também em plano de destaque José Câmara, docente do Departamento de Química e investigador do Centro de Química da Madeira, que ocupa o lugar 103.º a nível nacional (de uma lista de 128 professores/investigadores), com cerca de 7.000 citações e várias dezenas de publicações científicas, e o lugar 11995.º a nível mundial.

A presença da Universidade da Madeira neste ranking, nacional e mundial, constitui um orgulho para a instituição e para a RAM, e simultaneamente é um reconhecimento da aposta que a UMa tem direcionado para a investigação científica e do trabalho de excelência que tem vindo a ser desenvolvido pelos seus investigadores na área da Química. Universidade da Madeira

Para a elaboração deste ranking foram utilizados dados de várias fontes, incluindo OpenAlex e CrossRef, obtidos até 21 de Dezembro de 2022, com particular incidência nos artigos publicados e no número de citações.

A Research.com é uma plataforma internacional que tem como missão aumentar a visibilidade da investigação realizada pelos investigadores. Os seus rankings são divididos por áreas do conhecimento e baseiam-se em procedimentos transparentes fundamentados por métricas bem estabelecidas, recolhidas de fontes de dados fiáveis.