Madeira

30 anos a assinalar o Dia Mundial da Liberdade da Imprensa

Foto Shutterstock
Foto Shutterstock

Conheça aqui várias iniciativas que marcam a agenda desta quarta-feira, dia 3 de Maio, quando faltam 242 dias para o termo de 2023.

Celebra-se hoje o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, uma data que foi proclamado pela Assembleia Geral da ONU em Dezembro de 1993, seguindo a recomendação da Conferência Geral da UNESCO.

Desde então, a 3 de Maio, o aniversário da Declaração de Windhoek – documento criado e assinado por um grupo de jornalistas africanos em um seminário da Unesco em 1991 em Windhoek, Namíbia - é comemorado mundialmente como o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa.

Por ocasião do seu 30.º aniversário, 3 de Maio de 2023, o secretário-geral da ONU, António Guterres, deixou a seguinte mensagem na página oficial das Nações Unidas.

“Durante três décadas, no Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, a comunidade internacional tem celebrado o trabalho dos jornalistas e de outros profissionais dos meios de comunicação.  

Este dia destaca uma verdade fundamental: a liberdade de todos depende da liberdade de imprensa.  António Guterres, secretário-geral da ONU

A liberdade de imprensa é a base da democracia e da justiça. Graças a ela, dispomos de todos os dados que necessitamos para formar uma opinião e interpelar o poder com a verdade. Dá-nos a todos os factos de que necessitamos para formar opiniões e falar a verdade aos que detém o poder. E tal como o nos lembra tema deste ano, a liberdade de imprensa representa a própria essência dos direitos humanos. 

No entanto, em todos os cantos do mundo, a liberdade de imprensa está sob ataque. 

A verdade é ameaçada pela desinformação e pelo discurso de ódio que procuram confundir os limites entre factos e ficção, entre ciência e conspiração. 

A crescente concentração da indústria dos meios de comunicação nas mãos de poucos, o colapso financeiro de dezenas de organizações de notícias independentes e um aumento de leis e de regulamentos nacionais que sufocam os jornalistas estão a aumentar ainda mais a censura e a ameaçar a liberdade de expressão. 

Enquanto isso, jornalistas e trabalhadores dos meios de comunicação são diretamente visados online e offline enquanto realizam o seu trabalho fundamental. São frequentemente assediados, intimidados, detidos e presos. 

Pelo menos 67 trabalhadores dos meios de comunicação foram assassinados em 2022 – um aumento inconcebível de 50% em relação ao ano anterior. Quase três quartos das mulheres jornalistas sofreram violência online e uma em cada quatro foi ameaçada fisicamente. 

Há dez anos, as Nações Unidas estabeleceram um Plano de Ação para a Segurança dos Jornalistas para proteger os trabalhadores dos meios de comunicação e acabar com a impunidade por crimes cometidos contra eles. 

Neste, e em todos os Dias Mundiais da Liberdade de Imprensa, o mundo deve falar a uma só voz. Acabar com as ameaças e os ataques. 
Acabar com as detenções de jornalistas por fazerem o seu trabalho. 
Acabar com as mentiras e a desinformação. 
Acabar com os ataques contra a verdade e a quem a proclama.  
Quando os jornalistas defendem a verdade, o mundo está ao seu lado. 
António Guterres, secretário-geral da ONU

Veja que outras iniciativas marcam a agenda desta quarta-feira, dia 3 de Maio de 2023

Pelas 10 horas de hoje o Instituto de Emprego da Madeira ‘abre as portas’ da Feira do Emprego, Formação e Empreendedorismo, certame que acontece hoje e amanhã tendo como palco a Praça CR7.

Miguel Albuquerque marca presença na abertura oficial do certame.

“Esta feira, que terá como parceiros o Instituto de Qualificação, IP-RAM, a Startup Madeira e o Instituto de Desenvolvimento Regional, IP-RAM, pretende, essencialmente, alcançar um público amplo de candidatos, desempregados ou no ativo mas à procura de melhoraria de situação, dando-lhes uma resposta ao nível do emprego, da formação ou da criação do seu próprio posto de trabalho por via de participação num projeto empreendedor”, pode ler-se no site oficial do Instituto de Emprego da Madeira.

“Num só espaço todos os visitantes poderão, ainda, ter acesso a  um vasto leque de ofertas de emprego, apresentadas pelas próprias empresas que procuram recursos humanos para os seus quadros, testemunhos de empreendedores, bem como a um conjunto de informações muito relevantes sobre as ofertas formativas existentes para efeitos de melhoria de competências, desta feita através da presença de algumas entidades de educação e de formação da RAM”.

Deixamos aqui o cartaz com o programa da Feira.

Já pelas 11h30 o presidente do Govenro Regional, Miguel Albuquerque, estará presente na Inauguração do Restaurante Indiano “Grapes & Bites” localizado na Avenida Infante, em frente ao Savoy Palace.

Pelas 14h30, o secretário regional das Finanças, Rogério Gouveia, preside  à sessão de abertura da Jornada de Apresentação da primeira convocatória de projetos do Programa de Cooperação Territorial INTERREG VI-D Madeira-Açores-Canárias (MAC) 2021-2027. Uma iniciativa a ter lugar no salão Nobre do Palácio do Governo.

A Escola Secundaria Francisco Franco dará início pelas 15h15  às “Comemorações do Dia da Europa”, na sala de sessões daquele estabelecimento.

Pelas 18 horas no Teatro Municipal Baltazar Dias tem início o Festival 'New Generation' que conta com o espetáculo “Saudade”. Este festival prolonga-se até ao dia 5 de Maio.

  Saiba, também, que efemérides marcaram o dia 3 de Maio, ao longo dos tempos com destaque Dia Mundial da Liberdade de Imprensa e Dia Internacional do Sol do Programa das Nações:

1404 - Morre, aos 46 anos, o jurista João das Regras, figura decisiva na eleição de D. João I nas Cortes de Coimbra de 1385.

1911 - É criada a Guarda Nacional Republicana.

1921 - É criada a Irlanda do Norte, quando a Lei do Governo da Irlanda entra em vigor e divide a ilha da Irlanda em duas entidades: a República da Irlanda e a Irlanda do Norte, parte do Reino Unido, ao lado da Inglaterra, Escócia e País de Gales.

1924 - Começam os Jogos Olímpicos de Paris. Portugal conquista a medalha de Bronze em hipismo.

1926 - Começa uma greve geral no Reino Unido. Dois milhões e meio de trabalhadores juntam-se aos mineiros e paralisam o país.

1936 - Socialistas e comunistas franceses, unidos na Frente Popular, vencem as eleições.

1944 - Uma equipa da Universidade de Harvard produz quinino sintético.

1945 - II Guerra Mundial. Tropas aliadas entram em Hamburgo.

1950 - Início do julgamento de Álvaro Cunhal e de outros dirigentes do PCP, por alegados crimes políticos.

1958 - Arlindo Vicente entrega o processo de candidatura à Presidência da República, no Supremo Tribunal.

1968 - Maio de 68. Começa, em França, o movimento de contestação. Levantamentos no Quartier Latin e na Sorbonne juntam estudantes e trabalhadores.

1979 - Pela primeira vez, uma mulher, a conservadora Margaret Thatcher, conquista a liderança do Governo, no Reino Unido.

1985 - São extintas a Companhia de Transportes Marítimos e a Companhia Nacional de Navegação.

1986 - A URSS atribui a falha humana o desastre na central nuclear de Chernobyl.

1990 - Morre, aos 79 anos, o Patriarca Pimen, chefe da Igreja Ortodoxa de Moscovo.

1992 - O Banco de Portugal anuncia a recuperação de 70 por cento do ouro investido na Drexel, empresa norte-americana que declarara em falência.

1996 - É assinada a nova versão da Carta Social Europeia.

2000 - Começa, na Holanda, o julgamento de dois líbios, a quem é atribuído o atentado de Lockerbie, na Escócia, em 1988.

2005 - O sistema de vigilância eletrónica é alargado a todo o país.

- Investigadores do Instituto de Biologia Molecular e Celular e do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar são distinguidos com o Prémio LabMed, pelo trabalho sobre a paramiloidose.

2006 - A Assembleia da República aprova o diploma sobre instalação de sistemas de vigilância eletrónica rodoviária.

- Morre, com 85 anos, Karel Appel, pintor holandês, fundador do movimento COBRA.

2007 - Uma criança britânica de três anos, Madeleine, é dada como desaparecida num complexo turístico na Praia da Luz, em Lagos, onde se encontrava de férias com os pais.

- O grupo paramilitar protestante da Irlanda do Norte, Força de Voluntários do Ulster, anuncia o fim da luta armada.

- Astrónomos norte-americanos anunciam a descoberta do maior planeta extra-solar, situado a 440 anos-luz da Terra.

- Morre, com 84 anos, Wally Schirra, o primeiro astronauta norte-americano a concluir um voo em órbita da Terra. Participou nos programas Mercúrio, Gemini e Apolo.

2008 - A Marcha Global da Marijuana 2008 decorre em 232 cidades do mundo, entre elas Lisboa, Porto e Coimbra, com o objetivo de pedir a regulamentação, legalização e consequente descriminalização do consumo das drogas leves

- A passagem do ciclone Nargis pelo sul do país da Birmânia (Myanmar) provoca milhares de mortos.

2009 - Morre, aos 87 anos, Dimas Pereira, fundador do Círculo Cultural de Setúbal em 1969, militante do PCP e resistente anti-fascista.

2010 - Morre, aos 79 anos, o fundador e ex-diretor do Serviço de Informações de Segurança (SIS), Ramiro Ladeiro Monteiro. 

2011 - D. José Policarpo é eleito presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, no decorrer da 177.ª Assembleia Plenária, na Casa de Nossa Senhora das Dores, no Santuário de Fátima.

- Primeiro-ministro, José Sócrates, anuncia que o Governo chegou a acordo com a troika para as medidas a implementar em Portugal.

- As fações palestinianas assinam, no Cairo, um acordo de reconciliação que permite a realização de eleições no prazo de um ano. Os representantes de 13 grupos, incluindo os grandes rivais Fatah, no poder na Cisjordânia, e o Hamas, que controla a Faixa de Gaza, bem como independentes assinam o acordo depois de terem tido encontros com responsáveis egípcios.

- Morre, aos 88 anos, Jackie Cooper, que se tornou aos nove anos o mais novo ator nomeado para um Oscar com o filme "Skippy".

2014 - O atleta português Mário Silva conquista a medalha de bronze na categoria de -68 kg nos campeonatos da Europa absolutos de taekwondo, a decorrer em Baku, Azerbaijão.

­- Morre, aos 85 anos, Veiga Simão, antigo ministro da Educação no Estado Novo e depois do 25 de Abril foi ministro da Energia num Governo de Mário Soares e da Defesa Nacional, entre 1997 e 1999, quando António Guterres era primeiro-ministro.

- Morre, aos 83 anos, Gary S. Becker, economista norte-americano e prémio Nobel.

2017 - Um acidente numa mina no norte do Irão provoca 21 mortos.

2018 - A organização separatista basca ETA oficializa a sua dissolução total e o fim da sua atividade política, depois de dezenas de anos de atentados em que fez mais de 800 vítimas mortais.

- Morre, aos 65 anos, Afonso Dhlakama, presidente da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo).

2019 - O primeiro-ministro, António Costa, anuncia que o Governo se demite caso a contabilização total do tempo de serviço dos professores seja aprovada em votação final global pelo parlamento.

- A Assembleia da República aprova a Lei de Programação Militar, que define os investimentos no reequipamento das Forças Armadas até 2030.

2020 - Morre, aos 71 anos, Dave Greenfield, músico britânico, teclista dos Stranglers.

- Morre, aos 86 anos, Maria Helena Varela Santos, primeira locutora de continuidade da RTP.

2022 - Morre, com 87 anos, Stanislav Shushkevich, primeiro chefe de Estado da Bielorrússia independente entre 1991 e 1994. Em dezembro de 1991, com o Presidente da Rússia, Boris Ieltsin, e o Presidente da Ucrânia, Leonid Kravchuk, assinou o tratado para a dissolução da União Soviética.

Pensamento do Dia

 "A maior das homenagens que podemos prestar à verdade é utilizá-la".  Ralph Waldo Emerson (1803-1882), escritor norte-americano