Madeira

"Somos todos madeirenses de primeira" afirma Carlos Fernandes

None

O presidente do Núcleo de Emigrantes do PSD/Madeira, Carlos Fernandes, aproveitou a 'Festa em Homenagem às Mães Emigrantes', que decorreu hoje no Jardim das Madalenas, para destacar o trabalho de inclusão desenvolvido na Região.

"Quando temos entre nós a maior população estrangeira de sempre a viver, representada por várias comunidades que se juntam aos milhares de cidadãos que voltaram à sua terra após uma experiência fora, é de assinalar que, pelo menos aqui, não há distinções, que somos todos iguais e que, graças ao trabalho de integração que tem vindo a ser desenvolvido, pelo Governo Regional, somos todos Madeirenses de primeira”, afirmou.

A estrutura do PSD representativa dos emigrantes destaca o trabalho de inclusão e verdadeira integração. O deputado social-democrata, também ele vindo da Venezuela, fez questão de enaltecer que a estratégia "é para continuar e reforçar no futuro", em nome de todos aqueles que escolhem a Região para viver e para desenvolverem os seus projectos de vida. Mas também a favor dos madeirenses que, após estarem fora, optaram por regressar e encontraram o mesmo acolhimento e a mesma hospitalidade de sempre.

"Estaremos sempre ao vosso lado e trabalharemos, juntos, para melhorar aquilo que tem de ser melhorado, para exigir as respostas que faltam por parte da República e para assegurar que todos aqueles que aqui chegam são bem acolhidos e têm direito às oportunidades que noutros locais infelizmente não existem", frisou.

O presidente do Núcleo de Emigrantes do PSD-Madeira fez questão de agradecer ao partido todo o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido e a ajuda para que esta festa fosse uma realidade mas, também, à sua equipa, aos artistas e comerciantes e, naturalmente, às mulheres e famílias que se juntaram a este convívio que vai na terceira edição.

O secretário-geral do PSD-M, José Prada, elogiou o trabalho que tem vindo a ser dinamizado pelo Núcleo e a necessidade da sua manutenção para o futuro. "Quer na perspectiva da resolução dos problemas que existem, quer no acompanhamento e apoio que tem vindo a prestar, temos aqui, nesta estrutura, um trabalho que é exemplar e que muito tem contribuído para sermos ainda melhores naquela que é a grande missão de acolhermos os nossos emigrantes, fazendo-os sentir parte integrante da nossa sociedade", sublinhou.

Neste convívio  estiveram presentes várias comunidades, designadamente oriundas da Venezuela, Brasil, Ucrânia e África do Sul.