Artigos

Fátima, Futebol e Saúde

A lei da eutanásia aprovada pelo parlamento português já mereceu a condenação pelo Papa Francisco

1. A multidão de fiéis que iluminou o Santuário de Fátima neste 12 de maio é a prova de que a fé é muito maior que “o momento da vergonha” (citação Papa Francisco) que atravessa a igreja.

A Comissão Independente sobre abusos sexuais na Igreja Católica apresentou o relatório final de uma tragédia humana, protagonizada por um bando de aves de rapina que devem ser eliminadas do seio da igreja católica. As encenações mediáticas e arrependimentos seletivos dessas aves de rapina, até mesmo os possíveis processos judiciais que decorram, não vão eliminar o sofrimento dos que sofreram com tamanha barbárie. No entanto, o momento atual constitui um marco histórico para separar o trigo do joio.

Este “momento da vergonha” não deve ser confundido com a seriedade, integridade e humanidade de muitos outros membros da Igreja, que igualmente repudiam estas práticas, nem com a fé de cada um de nós.

A lei da eutanásia aprovada pelo parlamento português já mereceu a condenação pelo Papa Francisco. “No país onde apareceu Nossa Senhora foi promulgada uma lei para matar” (cit.). Há coincidências estranhas neste mês de Maio.

2. O futebol é uma das modalidades desportivas que mobiliza centenas de crianças, jovens e pais. O desporto é o caminho para o crescimento saudável em que além da cultura desportiva, ganham espaço de vida longe dos livros, dos testes, dos trabalhos de casa, dos exames e sobretudo longe dos ipads. Tudo acontece com a enorme dedicação de voluntários e dirigentes desportivos que fazem acontecer. Há que reconhecer.

3. Neste sábado, assinalou-se o Dia dedicado ao Bombeiro, merecido por todos os que como voluntários ou profissionais integram as diferentes corporações na Região. Reconhecidamente um trabalho imprescindível de dedicação à causa pública.

Um dia para recordar as intervenções nos grandes eventos e reconhecer o permanente investimento do Governo Regional nesta área. Um dia para agradecer o trabalho diário de cada Bombeiro no apoio às pessoas, com referência especial na área de transporte e socorro em situações de urgência e emergência.

O Dia Internacional do Enfermeiro, assinalado a 12.5 e o Dia Mundial do Médico de Família que se assinala a 19.5, e ainda que sem referência expressa neste espaço a cada um dos outros dias dedicados a outras profissões da saúde (por falta de espaço), há que reconhecer o trabalho de cada um e a homenagem coletiva.

No dia 11 de maio a Ordem dos Enfermeiros atribuiu o prémio Valor e Excelência ao Secretário da Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, como forma de reconhecimento e agradecimento por todo o trabalho realizado no âmbito da regularização da carreira de enfermagem. Um médico de profissão, dedicado na pasta governativa da Saúde, que olha a Saúde como um todo e com todos, reconhecido pela Ordem dos Enfermeiros. Gesto bonito e de elevado simbolismo.