Madeira

Alunos do Caniço conquistam primeiros lugares nas Competições Nacionais de Ciências

None

Quatro alunos da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos do Caniço alcançaram, na passada semana, os primeiros lugares nas provas integradas nas Competições Nacionais de Ciência (CNC) 2023, que tiveram lugar na Universidade de Aveiro.

A equipa constituída pelas alunas Clara Maria Abreu e Maria Lídia Caldeira obteve o 1.º lugar na competição MAISmat5 e a equipa constituída pelos alunos Martim Santos e Nuno Silva, obteve o 2.º lugar na competição EQUAmat7. "É de destacar o excelente desempenho destes alunos, pois em competição estavam alunos oriundos das melhores escolas públicas e privadas do continente português", refere o estabelecimento de ensino regional em comunicado.

Como única escola madeirense a participar nestas competições, a Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos do Caniço refere que a preparação das equipas regionais para esta competição teve início paralelamente com o início do ano lectivo, na Oficina de Aprendizagem OFMatic, associada ao Clube de Matemática daquele estabelecimento de ensino. 

As CNC são constituídas por um conjunto de doze competições, nas áreas de matemática, biologia, geociências, física, química, português, inglês e literacia financeira, destinadas a jovens do 1.º ciclo do ensino básico ao ensino secundário.

Aquele estabelecimento de ensino refere que a participação neste evento só foi possível com o apoio da Câmara Municipal de Santa Cruz, da Direcção Regional da Juventude (a partir do programa Provas Dadas), da Palheiro Nature State, da Junta de Freguesia de São Gonçalo e da Farmácia do Cristo Rei, que, no seu conjunto, "cobriram todas as despesas inerentes à participação nesta competição".