A Guerra Mundo

Zelensky diz que cada míssil russo receberá uma resposta ucraniana

None

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, advertiu esta noite a Rússia de que cada ataque com mísseis, como o que matou um menino de 14 anos e dois jovens na última onda de bombardeamentos, terá uma resposta da Ucrânia.

No seu habitual discurso noturno, Volodymyr Zelenski disse que na aldeia de Lyzunivka, na região de Chernihiv, uma bomba destruiu "outra escola ucraniana" e ceifou a vida de um rapaz de 14 anos que estava perto do edifício.

Em Pavloharad, na região de Dnipropetrovsk, os mísseis russos custaram a vida a "duas pessoas, jovens", afirmou.

"As minhas condolências às famílias! Mais quarenta pessoas - mulheres, crianças e homens - receberam assistência médica na sequência de ferimentos e traumatismos", afirmou no seu discurso.

Segundo Volodymyr Zelenski, por cada ataque deste género, os invasores russos receberão uma resposta ucraniana.

Os preparativos das partes para a contraofensiva iminente surgem no meio de novos ataques com mísseis russos, um dos quais deixou dezenas de feridos na região de Dnipropetrovsk, ao início da manhã de segunda-feira, que causou danos significativos nas infraestruturas.

Esta é a segunda vaga de bombardeamentos russos em três dias, desta vez afetando também Kherson, no sul da Ucrânia.

Volodymyr Zelenski afirmou que, entre a meia-noite e as sete da manhã de segunda-feira, conseguiram abater 15 mísseis russos.

De acordo com o Ministério da Defesa russo, o ataque visava alvos militares e os seus alvos foram atingidos.

O departamento militar russo assegurou que o ataque prejudicou a capacidade das empresas da indústria militar ucraniana que se dedicam à produção de armas, equipamento militar e munições.