Madeira

Funchal contrata 58 novos funcionários para a recolha e limpeza urbana

None

A Câmara Municipal do Funchal aprovou, esta manhã, em reunião de Câmara, a contratação de mais cantoneiros e motoristas de pesados, que vão reforçar o Departamento de Ambiente. De acordo com Pedro Calado, via reserva de recrutamento, vão ser admitidos 11 novos cantoneiros, aos quais se juntam sete motoristas. Estes novos funcionários juntam-se a 30 outros cantoneiros que foram recentemente admitidos e 10 condutores.

No total, falamos de 58 novos funcionários admitidos pela autarquia funchalense, que também recentemente fez avultados investimentos na área da recolha de resíduos.

Na reunião de Câmara foi aprovado um "novo procedimento concursal" para as obras do Canil Municipal, pelo que se prevê um atraso nas mesmas, uma vez que o actual concurso "foi deitado abaixo". Como explicou o presidente da CMF, a situação decorre do valor base do concurso público, no total de 776 mil euros, e a melhor proposta apresentada foi de 739 mil euros, só que "houve muitas reclamações" entre as sete empresas concorrentes, não havendo outra solução que não a abertura de novo concurso, desta feita por "um valor mais baixo".

O presidente da CMF também abordou a questão da adjudicação directa para a Gestão das Estações de Tratamento do Funchal. "Esta foi a melhor forma de evitar que estas estações deixassem de funcionar", declarou, até ser "feito um novo concurso público já que o Tribunal de Contas chumbou o actual por mera tecnicalidade", frisando que a autarquia, neste caso, "zelou sempre pelo interesse público". O autarca salientou que a empresa que ganhou o procedimento concursal é a mesma que já opera no Funchal desde 2015, "portanto desde o tempo dos mandatos das duas vereações anteriores".

Pedro Calado salientou que o concurso lançado foi no valor de "1 milhão e 400 mil euros", tendo a empresa vencedora apresentado uma proposta "600 mil euros abaixo", sendo que a empresa que ficou em segundo lugar custaria mais 500 mil euros do que a vencedora.

Por último, refira-se e no âmbito da "estratégia municipal da prevenção da toxicodependência» foi a aprovação do apoio, via aquisição de bilhetes, ao espectáculo musical “Fénix”, que tem a promoção  da Presidência da República  e das entidades regionais, e que alerta, precisamente, para os problemas das toxicodependências.