Mundo

Policia liberta 58 reféns de milícias na Nigéria no estado de Kogi

None

A polícia nigeriana revelou ontem ter libertado 58 reféns no estado de Kogi, no centro da Nigéria, raptados por milícias, tendo um dos reféns morrido durante a operação de resgate, noticiou hoje a AFP.

Segundo a agência francesa de notícias, que cita a porta-voz policial, "a polícia resgatou 28 pessoas que estavam reféns na floresta de Udulo".

A polícia nigeriana, refere a AFP, não adiantou quaisquer detalhes sobre o local em que aquelas 58 pessoas foram raptadas nem durante quanto tempo estiveram em cativeiro.

A AFP refere que um dos reféns "foi infelizmente" ferido e morreu durante a operação de resgate, a cargo da polícia, apoiada por outras agências de segurança e por caçadores locais, e que as restantes pessoas foram tratadas num hospital.

Os raptos são um dos desafios que o presidente da Nigéria, eleito em fevereiro numas eleições contestadas pela oposição, Bola Tinubu, vai ter de enfrentar, depois de tomar posse ainda este mês.

O pagamento de resgates tornou os raptos num negócio muito lucrativo na Nigéria, pelo que para combater aquele flagelo, refere a AFP, o Banco Central da Nigéria alterou em 2022 as notas bancárias e impôs restrições aos levantamentos semanais de dinheiro.

Uma medida que foi fortemente criticada pela opinião pública e, mediante uma decisão judicial, o Banco Central permitiu que as notas antigas voltassem a ser utilizadas até ao final deste ano.